luiz alberto santos lobby audiencia ctfc 160823

Revisão geral do funcionalismo ignorada no governo Lula 3

Todavia, não há, mais, a orientação política de promover o desmonte da máquina pública, como ocorria no período presidencial encerrado em 31 de dezembro de…
neuriberg dias dir diap

A reforma política precisa voltar à agenda popular

Historicamente, o tema figurava como uma das principais prioridades no início de cada legislatura. Mas gradualmente deixou de receber a devida atenção ao longo…
jorge messias agu

O papel da AGU sob a liderança do ministro Jorge Messias

Proatividade em defesa da democracia e do meio ambiente, da legalidade e da transparência dos atos governamentais e do atendimento dos direitos fundamentais…
Veja mais Agência DIAP

Caberá ao Fórum Nacional de Modernização do Estado propor a adoção de modelos e estratégias nacionais ou internacionais que envolvam a temática de modernização do Estado

O governo federal publicou, quarta-feira (27), no DOU (Diário Oficial da União), decreto instituindo o programa a Política Nacional de Modernização do Estado (Moderniza Brasil) e o Fórum Nacional de Modernização do Estado. Segundo o decreto, a política tem por objetivo direcionar os esforços governamentais para aumentar a eficiência e modernizar a Administração Pública, a prestação de serviços e o ambiente de negócios para melhor atender às necessidades dos cidadãos. No portal da Agência Brasil

palacio do planalto pr 750x430
Palácio do Planalto, sede da Presidência da República

A atuação se dará por meio da integração de ações de modernização já existentes, com coordenação, articulação, adequação, monitoramento e avaliação das políticas, programas, ações e iniciativas do Poder Executivo Federal, em parcerias da União com estados, Distrito Federal e iniciativa privada.

Entre os princípios da política estão o foco nas necessidades dos cidadãos; a simplificação normativa e administrativa; a confiabilidade na relação Estado-cidadão e a competitividade dos setores público e privado.

Caberá ao Fórum Nacional de Modernização do Estado propor a adoção de modelos e estratégias nacionais ou internacionais que envolvam a temática de modernização do Estado, auxiliar na elaboração de um plano de modernização e traçar as diretrizes para a concessão de selo de modernização do Estado criado com a política.

O fórum será presidido pelo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República e contará com representantes dos ministérios da Economia; Comunicações; Ciência, Tecnologia e Inovações; da Controladoria-Geral da União; da Secretaria de Governo da Presidência da República, e da Advocacia-Geral da União.

Artigos

  • O Orçamento 2025 na perspectiva dos servidores

    Neuriberg Dias*
    Aspecto relevante dessa proposta é a indicação sobre os reajustes salariais para os servidores públicos, que estão sendo acordados na MNNP (Mesa de Negociação Permanente).

  • As aposentadorias do INSS vêm perdendo valor?

    Luciano Fazio*
    Aposentadorias não podem ser medidas utilizando o valor do SM, que, em virtude dos aumentos reais dos últimos anos, proporciona leituras equivocadas.

  • O PIB e a austeridade

    Paulo Kliass*
    Estamos muito distantes do rumo da retomada de projeto nacional de desenvolvimento econômico e social, com seus aspectos de redução das desigualdades e preocupação coma sustentabilidade.

Veja mais Artigos

Notícias

Veja mais notícias

Publicações do Diap

  1. Estudos Políticos
  2. Quem foi Quem
  3. Estudos Técnicos
  4. Cabeças do CN
  5. Educação Política
Veja mais publicações

Canal Diap

Acessar o canal

Nós apoiamos

Nossos parceiros