Início Início Pesquisar Pesquisar
 
Página 1 de 6
   
boletimdiap_169x169.gif Boletim do DIAP

O Boletim do DIAP registra, em edição mensal, os principais temas da conjuntura, com dados, informações e análise sobre os temas de interesse dos trabalhadores, servidores, aposentados e da sociedade. São informações a respeito da vida política, econômica e social dos brasileiros, além de recomendações que possibilitem a instrução de ações de cidadania. A publicação é mensal.

   
   
eleicoes_municipais_2020_orientacao_eleitores_candidatos_169x169.jpg Eleições Municipais 2020 - Orientação a eleitores e candidatos

Com o propósito de resgatar o sentido da participação cívica, o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) tem a satisfação de lançar a Cartilha “Eleições Municipais 2020: orientação a eleitores e candidatos”, uma publicação que faz parte da Série Educação Política, cujo objetivo é instruir ação de cidadania, incentivar a participação política, o exercício da cidadania, a valorização do voto consciente, da transparência, da ética, das práticas republicanas e do próprio processo democrático.

   
   
reforma_sindical_congresso_nacional_169x169.gif Reforma Sindical no Congresso Nacional

Para contribuir para o debate da reforma sindical, o DIAP produziu um levantamento das propostas em tramitação na Câmara dos Deputados e um quadro comparativo entre o texto constitucional e a PEC 196/2019, de autoria do deputado Marcelo Ramos, com os comentários sobre o tema.

   
   
reforma_tributaria_justica_cidadania_fiscal_169x169.gif Cartilha Reforma Tributária com Justiça e Cidadania Fiscal

A cartilha tem por objetivo apresentar, do modo o mais didático possível, os aspectos centrais do sistema tributário brasileiro, analisar as propostas de reforma tributária em debate, mostrar a importância dos tributos para a manutenção e funcionamento do Estado e suas políticas públicas e, principalmente, chamar a atenção para a importância da cidadania fiscal, sem a qual não se constrói um sistema tributário justo nem suficiente para manter a paz social no País.

O texto, de autoria do jornalista, analista político e diretor de Documentação licenciado do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, mantém o padrão das publicações anteriores, com didatismo, leveza e profundidade. Sua leitura proporciona uma visão ampla do sistema tributário nacional, bem como das propostas em debate para sua formulação, no âmbito da reforma tributária.

   
   
sistema_politicos_suas_instituicoes_169x169.gif O Sistema Político e suas instituições

A cartilha joga luzes sobre a constituição e o exercício do poder político, chama atenção para os problemas do nosso sistema político e aponta para os erros e acertos de cada uma das instituições que o constitui.

A publicação aponta ainda, os principais problemas do sistema político e alerta para a necessidade urgente de sua superação, sob pena do completo colapso de suas instituições, especialmente pela incapacidade governamental de apontar caminhos e atender às principais demandas da população, ampliando a descrença na democracia.

O texto, de autoria do jornalista, analista político e Diretor de Documentação do Diap, Antônio Augusto de Queiroz, é didático e fornece uma ampla e rica visão do processo político institucional no País.

   
   
pec_9_2019_169x169.gif PEC 6/19 - A Nova reforma da Previdência

O DIAP retoma a série “Estudos Técnicos”, com a presente cartilha, que traz resumo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 6/19), que trata da reforma da Previdência, de iniciativa do governo Jair Bolsonaro.

A PEC foi enviada ao Congresso, em 20 de fevereiro, com o objetivo de promover profunda reforma na Previdência Social, alcançando os regimes próprio, geral e complementar.

   
   
novo_congresso_nacional_numeros_2019-2023_169x169.gif Novo Congresso Nacional em Números - 2019-2023

O DIAP disponibiliza uma consolidação em dados os resultados da eleição para o novo Congresso Nacional. São apresentados em síntese: a renovação no Congresso Nacional desde 1990; a fragmentação partidária; o perfil conservador em relação aos valores; e a bancadas informais e sua influência no parlamento.

   
   
mapa_votacoes_2015_2019_169x169.gif Mapa de Votações - Câmara dos Deputados e Senado Federal - 2015 a 2019 - 55ª Legislatura

Este "Mapa de Votações" refere-se à atual legislatura (55ª), que se iniciou em 2015 e terminará em 2019, reunindo as principais votações nominais ocorridas no período na Câmara dos Deputados e no Senado Federal.

Com este trabalho, o DIAP cumpre sua missão institucional de acompanhar as atividades do Poder Legislativo federal e busca dar transparência aos comportamentos, atitudes e votos dos deputados e senadores nas matérias de interesse da sociedade, em geral, e da classe trabalhadora, em particular.

   
   
diagnostico_eleicoes_2018_169x169.gif Diagnóstico das Eleições 2018

O DIAP, em cumprimento à sua missão institucional, apresenta contribuição para o processo eleitoral de 2018, oferecendo aos eleitores, em geral, e aos trabalhadores, em particular, 3 publicações que poderão ajudar na orientação do voto e na identificação do comportamento dos atuais parlamentares - deputados e senadores - em temas relevantes para a cidadania.

A 1ª publicação é 1 “Diagnóstico”, que mapeia os cargos em disputa; a 2ª, o “Prognóstico” antecipa tendências da eleição, para a Câmara e o Senado; e a 3ª, “Radiografia do Novo Congresso”, trará avaliação global da eleição presidencial e estudo detalhado com o resultado do pleito para os governos estaduais, Câmara e Senado.

   
   
eleicoes_gerais_2018_orientacao_candidatos_eleitores_169x169.gif Eleicoes Gerais 2018 - Orientacao a Candidatos e Eleitores

Como faz em todo ano eleitoral, o DIAP elaborou versão atualizada da cartilha “Eleições Gerais 2018: orientação a candidatos e eleitores”. A publicação faz parte da série Educação Política e contém dicas relevantes sobre as eleições.

O objetivo da cartilha é orientar candidatos e eleitores sobre o processo eleitoral, municiar as lideranças sindicais com informações qualificadas sobre o que importa na campanha eleitoral, valorizar o voto consciente, defender a ética na política e a transparência no exercício de funções públicas, pressupostos que dependem de uma boa escolha no pleito.

   

Nós apoiamos

Nossos parceiros