sindicalistas e mov

DIAP debate eleições de 2026 com lideranças

A atividade tem como objetivo discutir o cenário político nacional, com foco nas eleições de 2026 e na construção de agendas de atuação conjunta
WhatsApp Image 2026 03 17 at 15.54.05

DIAP reforça atuação política para 2026

Conduzida pela presidenta Rita Serrano, a Assembleia reuniu filiadas e prestadores de serviços, em um espaço de avaliação e deliberação coletiva
agenda do congresso 2025

Comissões debatem fim da escala 6x1 na Câmara

Fim da escala 6x1 é tema de debate nas comissões de Constituição e Justiça, de Direitos Humanos e pode ter projeto aprovado na Comissão de Trabalho.
Veja mais Agência DIAP

 congresso cabecas

As bancadas são a Empresarial, de Parentes, Ruralista, Evangélica, Sindical, que teve leve crescimento, Feminina e de Segurança ou Bala.

Concluídas as eleições parlamentares em 2 de outubro, o DIAP elaborou o mapa (preliminar) das novas bancadas informais no Congresso Nacional — Câmara dos Deputados e Senado Federal.
 congresso nacional 13 03 17

Neste primeiro levantamento, em que poderá, certamente, haver modificações, observou-se que a Bancada Sindical teve leve crescimento. Na atual legislatura, a bancada é composta por 35 deputados e 5 senadores.

Agora, serão 41 congressistas, sendo 36 deputados, e 6 senadores. Essa bancada terá de trabalhar muito. Mas terá de ter foco, pois as mudanças relcionadas à Reforma Trabalhista, por exemplo, precisarão ser cirúrgicas e certeiras. Não há no horizonte perspectivas de derrubá-la integralmente. Basta ver a força da Bancada Empresarial/Ruralista.

Esse entendimento preliminar é para situar o debate em torno do tema, a fim de permitir enxergar a dimensão da luta e da pauta. Não se trata do “tudo ou nada” ou o “8 ou 80”. Vai ser preciso sopesar as possibilidades de vitórias e derrotas para fazer essa agenda avançar.

Isto é, essa agenda vai requerer do movimento sindical compreensão, que leve em conta a velha e calejada correlação de forças no Congresso e, ainda, quais partes poderão ser suprimidas, adicionadas e/ou alteradas.

Bancada Empresarial
A Bancada Empresarial, que antagoniza  com a Sindical, sofreu leve queda, mas continua numerosa e relevante. Na atual legislatura, que se encerra em fevereiro de 2023, a bancada tem 242 congressistas, 204 deputados, e 38 senadores.

A que vai tomar posse em fevereiro de 2023 é composta de 210 parlamentares: 178 deputados, e 32 senadores. É a maior bancada informal. Se juntar com a Ruralista, que geralmente vota com a Empresarial, fica, pode-se dizer, imbatível, do ponto de vista numérico. São 81: 57 deputados, e 24 senadores.

No Senado, por exemplo, a bancada vai contar com o reforço de um inimigo dos trabalhadores, ninguém mais, ninguém menos, que o relator da Reforma Trabalhista na Câmara, eleito senador, Rogério Marinho (PL-RN).  

A análise mais completa, inclusive das bancadas estaduais, vai ser objeto da publicação Radiografia do Novo Congresso - Legislatura 2023-2027.

Veja os números preliminares de todas as bancadas:

bancadas 2023 2027

Leia o levantamento preliminar completo

Artigos

Veja mais Artigos

Notícias

Veja mais notícias

Publicações do Diap

  1. Estudos Políticos
  2. Quem foi Quem
  3. Estudos Técnicos
  4. Cabeças do CN
  5. Educação Política
Veja mais publicações

Canal Diap

Acessar o canal

Nós apoiamos

Nossos parceiros