Alesp debate regulamentação do trabalho de entregadores em audiência pública
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Seminário na Alesp reúne trabalhadores, parlamentares e especialistas para debater melhorias nas condições de trabalho dos entregadores por aplicativo
Foto: Larissa Navarro
Nesta semana, a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) sediou um importante seminário organizado pela Comissão de Legislação Participativa da Câmara dos Deputados, com o tema "Luta por Direitos e Dignidade para os Entregadores de Aplicativos".
O evento realizado na segunda-feira (26), reuniu parlamentares, trabalhadores, representantes do Ministério do Trabalho e Emprego, e do movimento sindical do setor para discutir os desafios enfrentados pelos entregadores e propor políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho.
Na oportunidade os trabalhadores da categoria expuseram os desafios cotidianamente enfrentados, a exemplo das jornadas exaustivas, falta de proteção social e riscos constantes no trânsito, além de destacarem demandas essenciais como o acesso à Previdência Social, e melhores condições de segurança.
A deputada federal Sâmia Bomfim (Psol), requerente do evento destacou a importância da escuta direta dos trabalhadores para construir projetos de lei que atendam às reais necessidades da categoria e disse que solicitará uma reunião com ministros do Supremo Tribunal Federal para discutir o tema. A parlamentar comprometeu-se a levar as discussões adiante, pressionando por avanços na legislação trabalhista e em políticas públicas de inclusão.
Próximos Passos
O seminário reforçou a urgência de ações conjuntas entre Legislativo, sindicatos e movimentos sociais para garantir dignidade aos entregadores. As propostas debatidas serão encaminhadas para análise em comissões temáticas, com o objetivo de transformá-las em projetos de lei em âmbito estadual e federal.