Presidenta do DIAP é jurada técnica do Prêmio Congresso em Foco 2024
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A 17ª edição do Prêmio Congresso em Foco conta com participação da presidenta do DIAP, Graça Costa, escolhida para integrar o júri especializado da premiação, considerada uma das principais distinções da política brasileira, que destaca parlamentares pelo desempenho e contribuição no processo legislativo.

Evento destaca não apenas os feitos legislativos dos parlamentares, mas também a importância da transparência e da prestação de contas na democracia brasileira | Foto/montagem: Congresso em Foco
Historiadora e cientista, Graça Costa é também especialista em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais e secretária nacional da CUT (Central Única dos Trabalhadores). É também professora da rede municipal de Quixadá (CE) e atua no movimento sindical há 40 anos.
Além da presidenta do DIAP, o júri técnico é composto por representantes de diversas áreas:
• Antônio Marcos Umbelino Lôbo, advogado especializado em consultoria empresarial;
• Gabriela Nepomuceno, historiadora do Greenpeace Brasil;
• Graziella Testa, cientista política e professora universitária;
• Laura Karoliny Nogueira, economista do IFC (Instituto de Fiscalização e Controle); e
• Edson Sardinha, diretor de redação do Congresso em Foco.
Papel dos jurados na avaliação
Os jurados avaliarão os parlamentares com base em critérios como frequência em sessões deliberativas, participação em debates, apresentação de propostas legislativas e habilidade de articulação política.
Os premiados serão os 5 mais votados nas categorias “Melhores no Senado”, “Cidades Inteligentes”, “Apoio à Indústria” e “Clima e Sustentabilidade”, além dos 10 mais votados na categoria “Melhores na Câmara”.
A votação pública ocorrerá on-line, de 1º a 31 de julho, com o resultado anunciado em 29 de agosto. As regras da premiação incluem critérios rigorosos para participação dos parlamentares, garantindo a idoneidade e o compromisso com o Estado Democrático de Direito.
Segundo os organizadores, o evento destaca não apenas os feitos legislativos dos parlamentares, mas também a importância da transparência e da prestação de contas na democracia brasileira.