A Comissão de Desenvolvimento Econômico e o Cedes (Centro de Estudos e Debates Estratégicos), da Câmara dos Deputados promovem, na próxima quarta-feira (12), audiência a pública sobre taxas de juros e seu impacto sobre a dívida pública.

inflacao de custo Cebola HelenaPontes HOME ibgeCom alta de 11,64%, o grupo Alimentação e bebidas foi responsável pelo maior impacto na inflação de 2022 | Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias

O debate foi solicitado pelo deputado Félix Mendonça Junior (PDT-BA). “As taxas de juros em patamares elevados no Brasil são motivo de grande preocupação, uma vez que desincentivam os investimentos, encarecem o crédito para empresas e famílias e aumentam o custo de rolagem da dívida pública, agravando ainda mais o quadro fiscal”, argumentou o deputado.

Os juros estratosféricos colidem com a realidade econômica e social do País. E o Banco Central não dá mostras que pretende reduzir a taxa de 13,75% diante de inflação de custo de menos de 6%.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgado em 10 de janeiro, com alta de 0,62% em dezembro, a inflação fechou o ano de 2022 com aumento de 5,79%, abaixo dos 10,06% registrados em 2021.

Com o resultado, é a quarta vez consecutiva que a inflação fica acima da meta definida pelo CMN (Conselho Monetário Nacional), que em 2022 era de 3,5% e teto de 5%. Os dados são do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado em 10 de janeiro, pelo instituto.

Foram convidados para o evento:

• secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello;

• economista e professor da PUC-SP Antônio Corrêa de Lacerda;

• professor e coordenador do Centro de Estudos do Novo Desenvolvimentismo da Fundação Getúlio Vargas, Nelson Marconi; e

• diretor e professor da Faculdade de Economia da Universidade de Brasília, Roberto Ellery.

A audiência pública vai ser realizada às 10 horas no plenário 5. Acompanhe a pauta do evento. (Com informações da Agência Câmara)

Nós apoiamos

Nossos parceiros