DIAP, com pesar, comunica falecimento do ex-deputado federal Arnaldo Faria de Sá
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Morreu, aos 76 anos, na manhã desta quinta-feira (16), em São Paulo, o vereador Arnaldo Faria de Sá (PP). Ele estava internado desde a semana passada no Hospital Vila Nova Star, na Zona Sul da capital, com covid-19, mas de acordo com a unidade médica, esta não foi a causa da morte, que não foi divulgada. Ele foi eleito vereador em 2020.
Arnaldo Faria de Sá, do PP de São Paulo | Foto: Divulgação/Site da Câmara dos Deputados
Com pesar, a diretoria do DIAP se solidariza com os eleitores, partidários e, sobretudo, com os familiares do ex-deputado, neste momento de dor e consternação.
O ex-deputado federal estava no exercício do mandato de vereador pelo município de São Paulo.
Com 8 mandatos federais, sendo 1 na Assembleia Nacional Constituinte, Arnaldo Faria de Sá se destacou entre os parlamentares federais de maior influência no Congresso Nacional, figurando por 22 anos na publicação Os “Cabeças” do Congresso Nacional.
Com excelente oratória, era 1 dos deputados que mais conhecia, dominava e fazia com competência uso do Regimento Interno da Câmara dos Deputados.
Frequentemente usava a tribuna com veemência, respeito aos colegas e posições firmes, de acordo com as convicções políticas que defendia.
Perfil nos ‘Cabeças’ de 2018
“Deputado, 8º mandato, contabilista, radialista, advogado e professor. Destaca-se como debatedor e é um dos formuladores mais preparados em atividade na Câmara.
Trajetória na vida pública - Antes de ingressar na Câmara Federal, foi secretário de Esportes e de Governo da cidade de São Paulo. Nas eleições de 2018, disputará mais um mandato de deputado federal.
Atuação político-parlamentar - Vice-líder do bloco parlamentar PP, Pode, Avante, é coordenador e um dos fundadores da Frente Parlamentar de Entidades Civis e Militares em Defesa da Previdência Pública. Liderou a luta contra a reforma da Previdência e foi fundamental na aprovação da PEC Paralela da Previdência (Emenda Constitucional 47). Foi presidente da Comissão de Viação e Transportes e também da Comissão de Educação. É autor da emenda que institui a fórmula 85/95 em substituição ao fator previdenciário, incluída na MP 676.
Especialização técnica - Um dos principais interlocutores dos aposentados e pensionistas do serviço público e do INSS no Congresso Nacional, também atua em defesa dos trabalhadores do setor privado. Teve papel destacado nas discussões para instalação dos juizados especiais previdenciários e sua descentralização. Foi relator, na Comissão de Constituição e Justiça, do projeto que deu origem à Lei 12.653/12, que alterou o Código Penal para estipular detenção de três meses a um ano e multa para quem exige cheque-caução para atendimento médico-hospitalar emergencial. É também autor do projeto de lei que resultou na sanção da Lei 13.022/14, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.”