Congresso realiza sessão em homenagem a Dias Toffoli
- Detalhes
- Categoria: Notícias
Presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal elogiaram Dias Toffoli que deixa a presidência do Supremo Tribunal Federal. Ambos destacaram o papel do ministro na defesa do Estado Democrático de Direito, da Constituição e da democracia durante seu mandato à frente do Poder Judiciário
O deputado Rodrigo Maia (DEM/RJ) destacou a coragem que Toffoli teve ao comandar o STF. O presidente da Câmara lembrou que o supremo não se furtou em defender as instituições, fazendo uma referência à atuação do tribunal na investigação relativa a ataques sofridos por autoridades por parte de grupos políticos organizados que atuam nas redes sociais. “Somos testemunhas de seu compromisso com a Constituição com a vigilância perpétua da independência entre os Poderes”, declarou para o presidente da Câmara.
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM/AP), destacou a capacidade de diálogo de Toffoli além da coragem na Presidência da Suprema Corte, e mencionou a instauração de inquérito sobre as fake news. “Reconheço e destaco a sua defesa pela verdade, com a instauração do inquérito que investiga verdadeiras redes de desinformação, as chamadas fake news, buscando coibir a disseminação criminosa de material cujo único objetivo é o de arruinar as instituições, diminuir a democracia, arruinar as pessoas e promover o ódio no nosso país”, declarou o presidente do Congresso.
Homenagem e tradição
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli recebeu a medalha Grã-Cruz da Ordem do Mérito do Congresso Nacional, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento brasileiro.
A Ordem do Congresso Nacional foi criada pelo Decreto Legislativo 70, de 1972, e homenageia pessoas físicas ou jurídicas, nacionais ou estrangeiras que mereçam um especial reconhecimento do Poder Legislativo. A ordem é composta de seis classes: Grande-Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro.