O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), participou de encontro com governadores de 6 estados na residência oficial do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), nesta terça-feira (2). A reunião com os representantes da Paraíba, do Ceará, do Espírito Santo, de Alagoas, do Piauí e de Goiás contou ainda com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli. Na Agência Senado

davi alcolumbre governadores reforma da previdencia
Nesta terça-feira (2), presidente do Senado, Davi Alcolumbre, se reuniu com parlamentares e governadores, mas não houve entendimento para inclusão do tema para votação na comissão especial | Marcos Brandão | Agência Senado

Estados e municípios devem ficar mesmo de fora do relatório da reforma da Previdência (PEC 6/19) apresentado pelo deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). A informação foi dada pelos líderes partidários da Câmara. De acordo com o deputado Augusto Coutinho (SD-PE), a leitura do voto complementar do relator na comissão especial destinada a analisar a proposta será feita nesta terça e a votação na quarta-feira (3).

“Quanto a questão de estados e municípios, ainda não chegamos a um entendimento. Mas já chegamos à conclusão de que é fundamental que devemos votar a matéria. Não havendo entendimento de estados e municípios, vai para o plenário e tentamos construir um entendimento até a próxima semana.”

Já o líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), disse que é possível votar um destaque, em plenário, para que seja feita a inclusão dos estados e municípios na reforma previdenciária.

“Se houver esse consenso e os governadores tiverem essa certeza de que conseguem exercitar suas lideranças para que os seus deputados votem a favor da reforma, nós podemos incluir na votação de [em] plenário. Além de contrapartidas, eles estão demonstrando que não têm essa força para garantir os votos necessários de todos aqueles que são de seus estados. Então, eles não se envolvem de uma forma direta porque não têm essa força para garantir esses votos.”

Nós apoiamos

Nossos parceiros