O Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou mensagem pública em que manifesta “preocupação” com a reforma da Previdência (PEC 6/19), enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional, no dia 20 de fevereiro. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vai iniciar o debate em torno da proposta na próxima semana.

cnbb pec 6 19

“Dentre nossas atuais preocupações, destaca-se a reforma da Previdência – PEC 6/2019 – apresentada pelo Governo para debate e aprovação no Congresso Nacional. Reafirmamos que ‘o sistema da Previdência Social possui uma intrínseca matriz ética. Ele é criado para a proteção social de pessoas que, por vários motivos, ficam expostas à vulnerabilidade social (idade, enfermidades, acidentes, maternidade…), particularmente as mais pobres. Nenhuma solução para equilibrar um possível déficit pode prescindir de valores ético-sociais e solidários’”.

Na mensagem, os bispos fazem apelo ao Congresso Nacional para que favoreça o debate público sobre a proposta de reforma da Previdência que incide na vida de todos os brasileiros.

“Conclamamos as comunidades eclesiais e as organizações da sociedade civil a participarem ativamente desse debate para que, no diálogo, defendam os direitos constitucionais que garantem a cidadania para todos”, expressa um dos trechos da mensagem da entidade católica.

A CNBB reuniu-se entre os dias 26 e 28 de março, em sua sede provisória, em Brasília.

Nós apoiamos

Nossos parceiros