Joice Hasselmann será líder do governo no Congresso
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) disse que será a nova líder do governo no Congresso. Segundo a deputada, o anúncio foi feito pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na abertura da reunião do presidente Jair Bolsonaro com os líderes partidários, na noite de terça-feira (26), no Palácio da Alvorada.
Valter Campanato | Agência Brasil
Bolsonaro convocou os aliados para debater a proposta de reforma da Previdência, apresentada pelo governo ao Congresso na última quarta-feira (20). Antes de abrir a discussão do atual sistema previdenciário e do texto proposto pelo governo, o ministro informou aos líderes que Joice assumirá a liderança do governo no Congresso. O presidente indicou anteriormente os líderes na Câmara, Major Vitor Hugo (PSL-GO), e no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE).
“Já estava pré combinado que seria feito [o anúncio] hoje [terça]. O ministro Onyx abriu os trabalhos da reunião e anunciou que por indicação conjunta dos presidentes da Câmara e do Senado o meu nome era unanimidade e que o presidente havia acatado. Então, já participei dessa reunião como líder do governo no Congresso Nacional”, afirmou a deputada, ao deixar o Alvorada.
A indicação tem de ser publicada no Diário Oficial da União. A principal missão do líder do governo no Congresso é articular a aprovação do Orçamento Geral da União (OGU) e das demais leis orçamentárias, como a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), além de encaminhar a votação dos vetos presidenciais, em sessão conjunta dos deputados e senadores.
No seu 1º mandato na Câmara, Joice Hasselmann foi a 2ª deputada mais votada de São Paulo, com 1.078.666 sufrágios, atrás de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A deputada foi uma das líderes das manifestações a favor da Operação Lava Jato, que desvendou o esquema de corrupção da Petrobras, envolvendo o PT e aliados. Também apoiou o impeachment da petista Dilma Rousseff. A deputada é paranaense de Ponta Grossa. É jornalista.
Disputa na CCJ
Com a indicação de Hasselmann para a Liderança do Governo, ela sai da disputa pela presidência da Comissão de Constituição e Justiça e, assim, é menos 1 problema para o governo gerenciar.
Há outros 2 deputados com a intenção de presidir a CCJ, que é o colegiado mais importante da Câmara, os deputados Felipe Francischini (PSL-PR) e Bia Kicis (PSL-DF). Pelo órgão passam todas as proposições em tramitação na Câmara dos Deputados, inclusive as propostas de emenda à Constituição. (Com portal EBC)