A senadora Gleisi Hoffman (PR), então líder do PT na Casa, comunicou em plenário, na manhã desta quinta-feira (8), que o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) assume a liderança do partido no Senado. A senadora paranaense foi eleita presidente nacional da sigla, no último dia 3, no congresso do partido, em Salvador (BA).

Lindbergh Farias

Perfil do novo líder
Está no exercício do 1º mandato de senador, paraibano e agente público. Destaca-se como debatedor.

Trajetória na vida pública
Oriundo do movimento estudantil foi presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), quando liderou o movimento “Caras Pintadas”. Deputado federal por dois mandatos deixou a Câmara para assumir a prefeitura de Nova Iguaçu por duas gestões até sua eleição para o Senado. Foi candidato ao governo do Rio de Janeiro em 2014.

Atuação político-parlamentar
Foi líder da Minoria no Senado, vice-líder do PT e vice-líder do Bloco Parlamentar da Resistência Democrática, é protagonista na oposição ao governo Temer. Atuou ostensivamente na defesa da presidente Dilma durante o julgamento do processo de impeachment. Foi presidente da Comissão de Assuntos Econômicos.

Especialização técnica
No Senado, relatou matérias importantes como o projeto de lei de conversão que deu origem à Lei 12.613, que alterou a Lei 10.735, sobre o direcionamento de depósitos à vista captados pelas instituições financeiras para operações de crédito destinadas à população de baixa renda e microempreendedores. É autor da proposta conhecida como PEC da Iniciativa Popular, que acrescenta dispositivo na Carta Magna para facilitar e viabilizar a apresentação de PEC e projetos de lei pela sociedade. Relatou, ainda, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 67/16, que estabelece eleições diretas para a Presidência da República, se a vacância do cargo ocorrer até o terceiro ano do mandato. Leia mais

Nós apoiamos

Nossos parceiros