No último dia 5, os partidos e federações definiram as candidaturas às prefeituras do País. E quase 12% de todo o Congresso Nacional vão disputar as eleições municipais deste ano.

prefeitaveis 2024 imagem

Ao todo, 59 parlamentares federais — deputados e senadores — serão candidatos a dirigir municípios brasileiros no País.

Leia também:
Pré-candidaturas: 95 congressistas podem disputar as eleições de outubro

A Câmara dos Deputados é a Casa com o maior número de candidatos na disputa. Serão 54 deputados, que concorrerão ao comando de prefeituras, e 2, à vice-prefeituras — Bebeto (PL-RJ), em São João de Meriti, e Rosângela Mora (União-PR), em Curitiba. Os números representam 11,50% do total de deputados federais.

Entre os prefeitáveis, 45 são homens, e 14 são mulheres concorrendo ao comando do Poder Executivo municipal.

Senadores
Universo menor de candidatos está no Senado. São 4 senadores lançados para disputar postos em capitais do País — 3 disputam prefeituras (Eduardo Girão (PL-CE), Fortaleza), (Vanderlan Cardoso (PSD-GO), Goiânia) e Carlos Viana (Pode-MG), Belo Horizonte), que está licenciado do mandato, e 1, vice-prefeitura (Rodrigo Cunha (Pode-AL), Maceió). No total, os senadores que concorrerão ao pleito de outubro equivalem a pouco menos de 5% da Casa.

Os números são de levantamento, com base em dados de candidaturas compilados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), na última sexta-feira (16) — primeiro dia de campanha oficial.

A participação de parlamentares federais em disputas municipais é tradicional no Congresso, com os parlamentares servindo ora como cabos eleitorais, ora como candidatos.

Prefeitáveis por partido
Os 2 maiores partidos da Câmara têm mais candidatos na corrida às administrações municipais: PT (15), PL (8), União (5), PSD (3), MDB (3), PP (3), Cidadania (3), PSB (3), PSol (3), PDT (2), Republicanos (2)Avante (1), Podemos (1)PV (1) e PSDB (1).

Capitais
Entre os candidatos a prefeito, 22 disputam vagas em 16 capitais: Belém, Belo Horizonte, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís e São Paulo.

No Rio de Janeiro, há 3 deputados que disputam a Prefeitura. Outras 5 cidades apresentam 2 deputados que concorrem à mesma vaga de prefeito: Belo Horizonte, Campo Grande, Manaus, Natal e São Paulo.

Candidatos a vereador
Carla Ayres (PT) - Florianópolis (SC) - suplente no exercício do mandato
Daniel José (Pode) - São Paulo (SP) - suplente no exercício do mandato
Eliza Virgínia (PP) - João Pessoa (PB) - suplente no exercício do mandato
Jones Moura (PSD) - Rio de Janeiro (RJ) - titular do mandato
Luiz Antonio Corrêa (PP) - Valença (RJ) - não está no exercício do mandato
Nitinho (PSD) - Aracaju (SE) - suplente no exercício do mandato
Priscila Costa (PL) - Fortaleza (CE) - suplente - não está no exercício do mandato

Histórico dos prefeitáveis
Na tabela abaixo, DIAP trás o levantamento histórico dos prefeitáveis. No caso de 2024*, os números apresentados são do mês de julho, quando os parlamentares se colocaram como pré-candidatos. Portanto, antes das convenções que confirmaram ou não os nomes.

prefeitaveis historico candidaturas

A tabela abaixo refere-se ao levantamento histórico do DIAP, atualizado, sobre os prefeitáveis pós-convenções partidárias (2024), que confirmaram as candidaturas dos congressistas.

prefeitaveis historico atualizado 24

Deputados titulares que disputam as eleições municipais

prefeitaveis 2024 1

Noutro levantamento, o DIAP listou os deputados, que por algum motivo se licenciaram dos respectivos mandatos. E, também, os suplentes que substituíram os titulares e, em seguida, deixaram o cargo, com o retorno dos eleitos às cadeiras da Câmara, e que agora concorrem ao pleito municipal.

Deputados fora do exercício do mandato que concorrem às eleições municipais

prefeitaveis 2024 licenciados e suplentes

Nós apoiamos

Nossos parceiros