Comissão de Trabalho debate PL da Uber nesta terça-feira (9)
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Colegiado e a Comissão de Desenvolvimento Econômico realizam audiência pública para debater a regulamentação da atividade dos motoristas de aplicativos. O tema está contido no PLP 12/24. Veja a pauta completa do evento.
Na próxima semana, quarta-feira (17), comissão geral vai debater o projeto de lei.
Leia mais:
PL da Uber vai ser debatido dia 17 no plenário da Câmara em comissão geral
Tudo sobre o tema:
Direito e proteção para quem trabalha mediado por plataforma é passo inovador
O PL da Uber e a precarização do trabalho
Secretário do MTE desmente fake news sobre PL do trabalho com plataforma
Governo apresenta ao Congresso PL em urgência que regulamenta trabalho por aplicativos
Dieese apresenta subsídios para debater PL do trabalho com APP
A audiência ocorre, nesta terça-feira (9), às 16h, no plenário 2, do anexo 2, da Câmara dos Deputados.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Impacto da Inteligência Artificial nas profissões
O Cedes (Centro de Estudos e Debates Estratégicos) da Câmara dos Deputados realiza reunião técnica para debater as “Profissões em risco: inteligência artificial e a empregabilidade”. O debate vai ocorrer nesta terça-feira (9), às 10h.
O objetivo desta audiência é explorar e abordar questões cruciais do impacto da IA (Inteligência Artificial), nas profissões atuais e futuras; avaliar os desafios enfrentados pelos profissionais afetados; e explorar estratégias de requalificação e reorientação profissional.
Ao abordar esses objetivos, a audiência busca fornecer insights valiosos para políticas públicas, estratégias empresariais e iniciativas de desenvolvimento de habilidades que possam ajudar os profissionais a se adaptarem e prosperarem em um mundo cada vez mais impulsionado pela inteligência artificial. Acompanhe a programação deste evento.
Reindustrialização brasileira
Outro tema em debate é a reindustrialização brasileira. O Cedes vai debater as “Alterações legislativas para incentivar o setor de TIC na reindustrialização brasileira”.
A reunião vai ocorrer, nesta terça-feira (9), às 17h, no plenário 4, do anexo 2 da Câmara.
Necessidade de incentivos
Na audiência pública busca-se avaliação de autoridades, especialistas e representantes do setor sobre a necessidade de incentivos e instrumentos adequados na política industrial para o desenvolvimento das TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação) no País e impacto na reindustrialização brasileira sob novas bases, além de benefícios dessas atividades sobre a inovação e sobre a transição energética e a descarbonização. Acompanhe a programação deste evento.
COLEGIADOS TEMÉTICOS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
TRABALHO
Simples Trabalhista
Colegiado pode votar Requerimento 19/24, do deputado Alexandre Lindenmeyer (PT-RS) para realização de audiência pública para tratar do PL (Projeto de Lei) 450/15 e do PLP (Projeto de Lei Complementar) 136/21, ambos sob à incidência do chamado Simples Trabalhista.
Aposentadoria especial
Outra matéria em pauta é o PLP 42/23, do deputado Alberto Fraga (PL-DF), que regulamenta o art. 201, § 1º, inciso II, da Constituição Federal, para dispor sobre os requisitos e critérios diferenciados para a concessão de aposentadoria aos beneficiários do RGPS (Regime Geral De Previdência Social), nos casos de atividades exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde.
A proposta tem como relatora a deputada Geovania de Sá (PSDB-SC) e o parecer dela é pela aprovação do projeto, com substitutivo. Já houve pedido de retirada da matéria de pauta, mas a relatora fez apelo ao presidente do colegiado para que a proposta possa ser analisada o quanto antes.
O colegiado se reúne, nesta quarta-feira (10), às 10h, no plenário 12, do anexo 2, da Câmara dos Deputados.
COLEGIADOS TEMÉTICOS DO SENADO FEDERAL
ASSUNTOS ECONÔMICOS
Altera valores da tabela do IRPF
Colegiado pode apreciar o PL 81/24, que altera os valores da tabela progressiva mensal do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física) de que trata o art. 1º da Lei 11.482, de 31 de maio de 2007; e revoga a MP (Medida Provisória) 1.206, de 6 de fevereiro de 2024.
De autoria Câmara dos Deputados, a proposta tem parecer favorável do relator, senador Randolfe Rodrigues (Sem Partido-AP).
O colegiado se reúne, nesta terça-feira (9), às 10h, no anexo 2, da Ala Senador Alexandre Costa, no plenário 19.
CONGRESSO NACIONAL
Pode ser instalada nesta terça comissão mista da desoneração da folha
Terça-feira (9), está prevista a instalação da comissão mista destinada à analisar a medida provisória que trata da desoneração da folha de pagamentos (MP 1.202/23). A MP também extingue o Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).
A previsão é que ao longo deste mês, o tema avance no Poder Legislativo.
Na semana passada, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), prorrogou, parcialmente, a vigência da medida provisória por mais 60 dias, mas rejeitou o dispositivo que previa a reoneração da folha para pequenos municípios.
Leia também:
A inconstitucionalidade da prorrogação parcial da MP 1.202/23
Esse ponto teria impacto fiscal estimado em R$ 10 bilhões por ano e por isso gerou reações do Ministério da Fazenda.
Por pressão do Congresso, mesmo já existindo MP, que aborda esses pontos, o governo enviou projetos de lei sobre o tema. O projeto que trata da desoneração da folha de pagamento para as empresas, cuja relatora é a deputada Any Ortiz (Cidadania-RS), passa a trancar a pauta da Câmara a partir do próximo domingo (14). O líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), apresentou sugestão de projeto de lei para o Perse.
PODER JUDICIÁRIO
TRE-PR reinicia análise de ação que pode cassar mandato de Moro
Com placar em 2 votos contrários à cassação e 1 favorável, TRE-PR segue análise de processo que pode levar à cassação do senador Sergio Moro (União Brasil-PR). PL e PT acionaram a Justiça eleitoral do estado em processo que pede a punição e ainda a inelegibilidade do senador por abuso de poder econômico.
Entenda o caso:
TRE-PR marca para 1º de abril julgamento que pode cassar mandato de Moro