Em solenidade na sede do órgão de assessoria, em 1º de dezembro, o DIAP empossou os diretores eleitos na assembleia de outubro último, entre os quais, a presidenta Maria das Graças Costa, a primeira mulher a presidir a entidade.

graca costa presidenta diap 1 dezembro 2021 1
Graça Costa fala da trajetória político-sindical dela em entidades do serviço público municipal, na direção da CUT Nacional, e, principalmente, do desafio de presidir o DIAP

Na oportunidade também houve homenagem ao diretor-técnico, Ulisses Riedel, ao ex-diretor de Documentação, Antônio Augusto de Queiroz, e aos funcionários Iva Cristina e Neuriberg Dias, respectivamente, a mais antiga e o mais novo funcionários da entidade.

Leia também:
DIAP tem nova presidenta, Maria das Graças Costa (CE)

Ltoninho ulisses 1 dezembro 2021 1
Antônio Augusto (Toninho) e Ulisses Riedel, fundador do DIAP

No discurso de posse, a presidenta Graça Costa falou da trajetória político-sindical dela em entidades do serviço público municipal, na direção da CUT Nacional, e, principalmente, do desafio de presidir o DIAP, especialmente nesse momento de aguda crise financeira do movimento sindical.

iva 1 dezembro 2021
Da esquerda para direita: Iva Cristina, Ulisses Riedel, Toninho, Graça e Neuriberg Dias

Ao se pronunciar, ela lembrou os retrocessos e investidas sobre os direitos dos assalariados — trabalhadores do setor privado, servidores públicos, aposentados e pensionistas —, e anunciou que o DIAP vai publicar o “Quem foi quem nas reformas de Bolsonaro”, edição com as votações relevantes dos deputados e senadores da atual legislatura.

Publicações
Além do “quem foi quem”, a entidade também vai elaborar cartilha com orientação a candidatos e eleitores, e ainda vai editar a Radiografia do Novo Congresso, publicação pioniera do DIAP, da série Estudos Políticos.

Na Radiografia, registra-se e analisa-se o processo eleitoral, pontuando o eixo central e as principais características dos pleitos, traça o perfil socioeconômico da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de relatar detalhadamente a situação de cada um dos atuais e novos parlamentares eleitos nas respectivas unidades da Federação.

Homenagens
Em homenagem ao diretor-técnico, Ulisses Riedel de Resende, falou o ex-diretor de Documentação do DIAP, Antônio Augusto de Queiroz, e lembrou a importância do Dr. Ulisses, como Riedel é conhecido, na constituição da entidade, no longíncuo ano de 1983, e do trabalho dele na Constituinte.

Riedel, por sua vez, fez breve histórico do trabalho da entidade desde a fundação em 1983, em plena ditadura militar.

Ele lembrou que o artigo 7º da Constituição, que trata dos “Direitos Sociais”, foi resultado de trabalho articulado pela entidade, tendo sido ele próprio o redator dos textos, a pedido do relator e do presidente da Subcomissão dos Direitos dos Trabalhadores e Servidores Públicos na Constituinte, deputados Mario Lima (BA) e Geraldo Campos (DF), ambos do então PMDB.

Diretoria
Na oportunidade foram empossados, além da presidenta, Maria das Graças Costa (CUT Nacional), os vice-presidentes José Reginaldo Inácio (CNTI/NCST), Danilo Pedro Ferreira (Força Sindical), Jair Pedro Ferreira (Fenae), Rodrigo Brito (Sindicato dos Bancários-DF), além da suplente do Superintende, Luciana Custódio (Sinpro-DF).

Veja a composição da nova diretoria do DIAP, biênio 2022-2024:

PRESIDENTA: Maria das Graças Costa (CUT Nacional)

VICE-PRESIDENTES: Ricardo Patah (UGT), José Reginaldo Inácio (NCST e CNTI), Danilo Pereira da Silva (Força Sindical), Jair Pedro Ferreira (Fenae) e Rodrigo Britto (Sindicato dos Bancários-DF)

SUPERINTENDENTE: Epaminondas Lino de Jesus (Sindaf-DF) e Luciana (Sinpro-DF) (suplente)

SECRETÁRIO: Wanderlino Teixeira de Carvalho (FNE) e Mário Lúcio Souto Lacerda (CTB) (suplente)

TESOUREIRO: Izac Antonio de Oliveira (Fitee) e Leonardo Bezerra Pereira (Sind. dos Empr. Com. Hot. e Similares-DF) (suplente)

CONSELHO FISCAL - Efetivos: Aluizio Firmiano da Silva Junior (Sindicato Nacional dos Moedeiros) e Itamar Revoredo Kunert (CSB) e Suplentes: Arthur Emílio O. Caetano (Stiu-DF/FNU), Luiz Fernando Pereira Souza (Fenajud) e Landstone Timóteo Filho (Fitratelp)

Nós apoiamos

Nossos parceiros