Trabalho, Sindicato, Luta de Classes e Poder
- Detalhes
- Categoria: Artigos

Helder Molina*
RESUMO
(...) Este artigo problematiza a contraditória e complexa relação dialética entre educação, sindicato, luta de classes e poder. Coerentes com o materialismo histórico e dialético, discutimos que a ruptura estrutural de um modo de produção, não é meramente um evento político, mas um processo social, um movimento prático de transformação, através do qual os trabalhadores adquirem uma percepção de sua existência social, enquanto, ao mesmo tempo, nega e destrói o sistema de dominação.
Compreendendo o movimento sindical como sujeito histórico coletivo, analisamos a sua materialidade contraditória, a questão da identidade e consciência de classe diante da metamorfose da sociabilidade capitalista, a partir dos referenciais teóricos clássicos e contemporâneos, o papel histórico e imediato dos sindicatos e do movimento sindical.
Busca-se, assim contextualizá-lo historicamente, sua necessidade, contradições, possibilidades e limites, como instrumento de classe na luta pela construção de um projeto societário de transformação econômica, social e política, na perspectiva da emancipação humana. A atual crise capitalista implementou uma lógica destrutiva nas economias, nas sociedades e principalmente nos movimentos sociais organizados no Brasil e no mundo.
Uma enorme ofensiva desregulamentadora que busca a eliminação ou enfraquecimento dos direitos históricos dos trabalhadores. Seria caso de questionar a validade e existência dos sindicatos, a não ser para negociar o preço das mercadorias, força de trabalho e trabalhador, no balcão do mercado capitalista? A realidade atual sinaliza um declínio da instituição sindical? A crise não é do sindicato, mas de um modelo deste, superado pela complexidade da luta de classes contemporânea? (....)
O ARTIGO COMPLETO ESTÁ NO ARQUIVO ANEXO
Helder Molina*
Licenciado e Bacharel em História (Universidade Federal Fluminense),
Mestre em Educação (Universidade Federal Fluminense),
Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
Pós Doutor em Educação (Universidade de Brasília)
Professor de Economia Política, e de Políticas Públicas, da Faculdade de Educação da UERJ.
