ANFIP e DIAP discutem parceria estratégica para atuação no Congresso Nacional em 2026
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP

Em reunião realizada nesta quarta-feira (10), em Brasília, o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Miguel Nôvo, e Neuriberg Dias, diretor de Documentação do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), discutiram a possibilidade de desenvolverem ações e projetos conjuntos para o próximo ano. O encontro teve como objetivo principal alinhar forças para intensificar a presença e a influência da Associação no Poder Legislativo.
O DIAP, conhecido por seu trabalho de monitoramento da tramitação legislativa e atuação junto aos Poderes da República, especialmente no Congresso Nacional, é um parceiro histórico de entidades da sociedade civil. A pauta do encontro focou na reafirmação desta parceria, com vistas a cumprir as demandas institucionais da ANFIP Nacional e traçar estratégias para os projetos futuros.
Entre as prioridades discutidas está a necessidade de uma atuação coordenada em defesa de temas críticos para a categoria e para o país. Destaque foi dado ao acompanhamento e posicionamento acerca de propostas como a Reforma Administrativa e a Reforma Tributária, além de matérias específicas como a PEC 6/2024 e a Convenção 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata do direito à negociação coletiva no serviço público.
Na oportunidade Neuriberg Dias, destacou a importância do diálogo. “Foi uma satisfação receber a ANFIP em nossa sede. Estamos preparando uma série de encontros técnicos e de formação para 2026, com o objetivo claro de fortalecer a interlocução da entidade no Congresso Nacional, trabalhando o terreno para um 2026 ainda mais produtivo”, afirmou.
Para o presidente Miguel Nôvo, a iniciativa faz parte da estratégia de finalizar seu mandato com as bases bem estruturadas para a próxima gestão, de modo a deixar um legado de planejamento e parcerias sólidas, para que a ANFIP Nacional possa contar com apoios técnicos e políticos robustos, garantindo um mandato forte e o crescimento contínuo da Associação.
O encontro sinalizou um movimento de aproximação renovada entre a entidade de classe e Diap, visando qualificar o debate sobre temas complexos que impactam diretamente o serviço público e a sociedade brasileira. A expectativa é que os encontros técnicos anunciados comecem a ser realizados já no primeiro trimestre de 2026.
