serrano

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) tem nova presidenta. Rita Serrano assume a entidade para mandato de três anos. Ex-presidente da Caixa Econômica Federal, com longa trajetória no movimento social e sindical, Serrano foi escolhida pelas centrais sindicais e entidades associadas para liderar a instituição.

A solenidade de posse, que acontecerá na sede do DIAP, dia 3/12, às 15h, será palco não apenas para a transmissão do cargo, mas também para o lançamento da nova plataforma digital do Departamento, a “Quem foi Quem”. A ferramenta tem como objetivo monitorar e divulgar o desempenho e as votações dos parlamentares no Congresso Nacional, ampliando a transparência e o acesso da sociedade ao trabalho legislativo.

“Em nota, Rita Serrano agradeceu a presidenta Maria das Graças e a diretoria anterior pelo trabalho realizado, e destacou a baixa representação de trabalhadores e mulheres no Congresso Nacional, reafirmando o compromisso do DIAP em organizar a sociedade para avançar na agenda de direitos. “Mesmo com os avanços recentes, do governo atual, ainda enfrentamos retrocessos nas condições trabalho e ataques à representação sindical e social. O DIAP terá papel fundamental nesse debate”, afirmou.

Entre as principais pautas da nova gestão estão:

- Redução da jornada de trabalho

- Regulamentação do trabalho em aplicativos

- Combate à pejotização

- Reforma Administrativa

- Regime híbrido de jornada

- Regulamentação da inteligência artificial

- Novo Plano Nacional de Educação

- Papel das estatais no desenvolvimento

- Fim da violência contra as mulheres

- Valorização dos representantes dos trabalhadores eleitos para conselhos nas estatais.

- Fortalecimento das entidades associadas ao DIAP

Natural de Santo André (SP), Rita Serrano é mestre e doutoranda em Administração pela USCS. Em 2023, presidiu a Caixa e foi considerada uma das mulheres mais influentes do Brasil e da América Latina pela Bloomberg Línea. Foi presidente do Sindicato dos Bancários do ABC e diretora da Fenae.  Autora de diversos livros, publicou recentemente “Rompendo Barreiras”, obra sobre sua trajetória e a luta das mulheres por espaços de poder.

Nós apoiamos

Nossos parceiros