Centrais sindicais entram no debate em torno da PEC 6x1, da deputada Erika Hilton (PSol-SP). A PEC (proposta de emenda à Constituição) consiste em alterar a jornada laboral de 6 dias de trabalho e apenas 1 dia de descanso para menos dias.

jornada6x1 centrais sindicais

A proposta já ultrapassou o número de assinaturas necessárias — 171 no mínimo — para formalizá-la na Câmara dos Deputados. De acordo com a deputada Erika Hilton, que encabeça a proposta, na manhã desta quarta-feira (13), o texto já contava com o apoio de 194 deputados. 

Leia também:
Escala 6 × 1: PEC quer reduzir jornada de trabalho no Brasil

“Com o avanço da automação e mudanças tecnológicas no processo de produção, o mundo do trabalho já não é o mesmo de 1988. Já está mais do que na hora de reajustar essa jornada, sem reduzir os salários e os empregos”, defendem as centrais sindicais.

“Diferentes propostas de Emenda Constitucional que visam a redução da jornada sem redução dos salários e até pela implantação da Semana de 4 Dias tramitam no Congresso Nacional”, acrescentam.

Manifestações a favor da PEC
Na próxima sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, vai haver várias atos e manifestações a favor da proposta. Esses eventos foram divulgados pelo movimento VAT (Vida Além do Trabalho):

• Brasília (DF) - Rodoviária do Plano Piloto, às 9h

• Florianópolis (SC) - concentração ao lado do Ticen (Terminal de Integração do Centro), às 10h

• Fortaleza (CE) - Praça do Ferreira, às 09h

• Porto Alegre (RS) - Usina do Gasômetro, às 15h

• Rio de Janeiro (RJ) - Câmara Municipal (Cinelândia), às 10h

• São Paulo (SP) - Av. Paulista com Brigadeiro, às 9h

• Vitória (ES) - Ales (Assembleia Legislativa do ES), às 14h

Leia a íntegra da nota das centrais sindicais:

manifesto centrais pec 6x1

Nós apoiamos

Nossos parceiros