Nota de pesar: Ruy Brito de Oliveira Pedroza; presente
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Morreu, na última sexta-feira (11), e foi sepultado neste sábado (12), aos 91 anos, o ex-dirigente sindical Ruy Brito de Oliveira Pedroza. Natural de Codajás (AM), nasceu em 13 de janeiro de 1931. Residia atualmente em Curitiba (PR). Trabalhou no Banco do Brasil de 1952 a 1977. Era economista e bancário.
Cassado pelo regime militar, Ruy Brito tinha extensa folha de serviços prestados à sociedade brasileira. Foi deputado federal pelo MDB-SP, de 1977-1979. Democrata visceral, combateu o regime militar (1964-1985). Presidiu diversas entidades de classe, dentre essas, o DIAP (1992-1993).
Dentre as proposições apresentadas, em 1978, no mandato federal, destaque para o PL 5.837 sobre nacionalização e estatização de empresas cujas atividades sejam consideradas essenciais e de interesse da segurança nacional.
Atualmente, ele era do corpo técnico do DIAP.
Ele assumiu, como suplente, o mandato de deputado federal na legislatura 1975-1979, em 28 de fevereiro de 1977, tendo sido efetivado na mesma data.
Ruy foi um dirigente sindical diferenciado. Tinha alto nível intelectual. Escreveu livros. Era especialista em Previdência Social, tema que dominava como poucos.
“Ruy Brito foi o principal formador dos quadros da CSPB. Ele é ideologicamente uma referência da escola da Utal (Universidade dos Trabalhadores da América Latina), de influência socialista-cristã, sendo o principal formador desta escola no Brasil”, comentou o presidente da CSPB (Confederação dos Servidores Públicos do Brasil), João Domingos.
Atividades sindicais representativas
Presidente, diretório acadêmico, Faculdade de Ciências Econômicas do Amazonas; segundo secretário, Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estados de São Paulo; presidente, Contec (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito); suplente, Conselho Administrativo da Organização Nacional do Trabalho em Genebra.
Obras publicadas
Conheça a política salarial, Editora Vozes, 11/1974. Escreveu também A Nova Reforma da Previdência Social, 1995, editado pelo DIAP, publicação que contribuiu, sobremodo, com o debate em torno da reforma da Previdência, no primeiro mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-1998).
A diretoria e funcionários do DIAP sentem a morte de Ruy Brito e se solidarizam com os familiares e amigos desse combatente das causas trabalhistas e sociais.