Juventudes e política em debate: uma radiografia, no IDS
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Pesquisa inédita no Brasil, encomendada pela Fundação Tide Setúbal em parceria com a Avaaz, entrevistou mais de 1 mil jovens brasileiros de 16 a 34 anos para entender melhor as percepções desse segmento sobre questões políticas e sociais do País.
Belo Horizonte (MG). Portal Brasil de Fato, setembro de 2016 | Foto: Mídia Ninja
A pesquisa, que foi realizada pelo Ipec - Inteligência em Pesquisa e Consultoria, apontou que existe entre eles percepção generalizada que os afasta de qualquer interesse na política: a intolerância.
Para 58% dos entrevistados não faz muito sentido a existência de direita ou esquerda no campo de atuação política e 59% dos jovens não discutem política nas redes sociais por medo de serem cancelados. Além disso, 42% deles se autodeclaram de centro, 18% de esquerda, 22% mais à direita e 18% não sabem ou não responderam.
Segundo dados da pesquisa Democracia e Eleições, os jovens percebem alguns valores centrais para a atuação política: 62% deles acreditam que o combate à fome e à pobreza deveriam ser prioridades.
A preservação da Amazônia e do Meio Ambiente aparece em 27% das respostas e o combate às mudanças climáticas em 6%, ficando em 13° lugar na lista de prioridades e valores sociais.
Em 1º lugar está o combate à corrupção (35%), seguido por economia forte que gere empregos (33%) e combate ao preconceito (29%).