Como seria a Câmara atual sob o “distritão” ou sem coligação
- Detalhes
- Categoria: Agência DIAP
Para contribuir com o debate em torno da chamda reforma eleitoral, em particular, e entender a possibilidade de mudança de sistema eleitoral prevista na PEC 125/11, do deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), relatada pela deputada Renata Abreu (Podemos-SP), concluída na Câmara dos Deputados, o DIAP trabalhou com 3 cenários em relação à atual composição da Câmara dos Deputados: 1) como ficou com o atual sistema e com coligação¹; 2) como ficaria com o “distritão”; e 3) como ficaria com o sistema atual, porém sem coligação na eleição proporcional.
Com base nestas simulações, o DIAP elaborou a tabela com os quantitativos de eleitos por partido, segundo cada um destes cenários, e também fez levantamento sobre os eleitos em 2018, caso estivesse em vigor o “distritão”, com os partidos que teriam obtido representação e os que teriam ficado de fora da atual composição da Câmara dos Deputados.
Com a simulação sobre o número de eleitos por partido, o gráfico e as tabelas a seguir demonstram que haveria, além de mudança de composição das bancadas, de acordo com cada cenário, do número de partidos com representação na Câmara dos Deputados: 1) com o “distritão”, cairia de 31 para 30 partidos; e 2) com o fim das coligações, cairia 31 para 29 partidos com representação.
Principais resultados
• a principal constatação, conforme pode ser observado nos resultados, é que haveria pouca distorção em relação a representação atual na Câmara dos Deputados: 6,43% no “distritão” e 7,99% sem coligações de cadeiras ocupadas por novos deputados federais;
• os grandes beneficiários seriam apenas o PSL e o PT, no sistema proporcional sem a coligações, que passariam respectivamente dos atuais 52 para 68 e de 54 para 66;
• no “distritão”, PSDB e DEM seriam beneficiados: o PSDB passaria de 29 para 40; o DEM de 29 para 37. No entanto, a proposta do “distritão” foi rejeitada pela Câmara dos Deputados;
• os cenários de fim das coligações e adoção do “distritão” beneficiariam em grande parte os chamados partidos do Centrão, em especial, o núcleo duro comandado pelo PP, PL, PTB e Republicanos;
• os pequenos partidos, caso se mantenha o sistema atual proporcional, sem as coligações, conforme aprovado em 2017, reduziriam as respectivas bancadas na Câmara dos Deputados. Somado a isso, a partir de 2022, passará para 2% a cláusula de desempenho partidário (como seriam os partidos com a cláusula de desempenho em 2022);
• a oposição, com exceção do PT, que aumentaria a bancada no “distritão” e sem coligações, os demais partidos perderiam cadeiras com as mudanças de regras: PDT, PSB, PCdoB, PSol e Rede. No entanto, na soma geral, a bancada de oposição aumentaria em número de cadeiras no caso das eleições sem coligações previstas para 2022.
Quem ganha e quem perde
“Distritão”. No “distritão”, 33 cadeiras de 513 (ou 6,43%) seriam ocupadas por outros deputados federais diversos dos que entraram pelo atual sistema proporcional. Alguns partidos grandes teriam ganho/perda de no máximo 1 cadeira; alguns pequenos partidos teriam perda ou ganho de no mínimo 1 cadeira, a saber: PSDB passaria de 29 para 40 (+11); DEM de 29 para 37 (+8); PTB de 10 para 13 (+3); PT de 54 para 56 (+2); MDB 34 para 36 (+2); PSD de 34 para 36 (+2); Solidariedade de 13 para 15 (+2); Cidadania de 8 para 10 (+2); Republicanos de 30 para 31 (+1); e Podemos 8 para 9 (+1).
Teriam perdas as bancadas do PSL de 52 para 42 (-10); Avante de 7 para 3 (-4); PDT de 28 para 24 (-4); PHS de 4 para 3 (-3); Novo de 8 para 5 (-3); PCdoB de 9 para 7 (-2); PSB de 32 para 30 (-2); PMN de 2 para 1 (-1); PRP de 4 para 3 (-1); PSC de 8 para 7 (-1); Pros de 8 para 7 (-1); e PSol de 10 para 9 (-1).
No caso do “distritão” seriam eleitos os mais votados de cada estado, em ordem decrescente, até o limite de vagas de cada estado, na Câmara Federal, na Assembleia Legislativa ou no município.
Sem coligações
Caso estivesse em vigor o sistema de votação sem coligações, haveria alteração de 41 cadeiras das 513 (7,99%), que seriam ocupadas por outros deputados federais. PSL subiria de 52 para 68 (+16); PT de 54 para 66 (+12); Novo de 8 para 11 (+3); MDB de 34 para 36 (+2); PSD de 34 para 36 (+2); PSDB de 29 para 31 (+2); Avante de 7 para 9 (+2); PSol de 10 para 11 (+1); e Pros de 8 para 9 (+1).
Perderiam cadeiras: PP de 40 para 33 (-7); Cidadania de 8 para 3 (-5); PCdoB de 9 para 5 (-4); Solidariedade de 13 para 10 (-3); PDT de 28 para 25 (-3); Republicanos de 30 para 27 (-3); PRP de 4 para 2 (-2); DEM de 29 para 27 (-2); PL de 35 para 33 (-2); Podemos de 11 para 9 (-2); PPL de 1 para 0 (-1); PTC de 2 para 1 (-1); Patriota de 5 para 4 (-1); PSB de 32 para 31 (-1).
Série histórica de simulações produzidas pelo DIAP: 2010 e 2014.
COMO SERIA A CÂMARA DOS DEPUTADOS ATUAL COM O “DISTRITÃO” |
|||||
PARTIDOS |
ELEITA |
ATUAL |
DISTRITÃO |
GANHOS/PERDAS |
% |
PT |
54 |
54 |
56 |
2 |
3,70 |
PSL |
52 |
53 |
42 |
-10 |
-19,23 |
PP |
40 |
39 |
40 |
0 |
0,00 |
PSDB |
29 |
33 |
40 |
11 |
37,93 |
DEM |
29 |
27 |
37 |
8 |
27,59 |
MDB |
34 |
33 |
36 |
2 |
5,88 |
PSD |
34 |
35 |
36 |
2 |
5,88 |
PR (PL) |
35 |
39 |
35 |
0 |
0,00 |
PRB (Republicanos) |
30 |
32 |
31 |
1 |
3,33 |
PSB |
32 |
31 |
30 |
-2 |
-6,25 |
PDT |
28 |
25 |
24 |
-4 |
-14,29 |
Solidariedade |
13 |
14 |
15 |
2 |
15,38 |
PTB |
10 |
10 |
13 |
3 |
30,00 |
PPS (Cidadania) |
8 |
8 |
10 |
2 |
25,00 |
PSol |
10 |
9 |
9 |
-1 |
-10,00 |
Podemos |
11 |
10 |
11 |
0 |
0,00 |
PCdoB |
9 |
8 |
7 |
-2 |
-22,22 |
Pros |
8 |
11 |
7 |
-1 |
-12,50 |
PSC |
8 |
10 |
7 |
-1 |
-12,50 |
Novo |
8 |
8 |
5 |
-3 |
-37,50 |
Patriota |
5 |
6 |
5 |
0 |
0,00 |
PV |
4 |
4 |
4 |
0 |
0,00 |
Avante |
7 |
8 |
3 |
-4 |
-57,14 |
PRP |
4 |
3 |
-1 |
-25,00 |
|
PTC |
2 |
2 |
0 |
0,00 |
|
PHS |
4 |
2 |
1 |
-3 |
-75,00 |
PMN |
2 |
1 |
1 |
-1 |
-50,00 |
DC |
1 |
1 |
0 |
0,00 |
|
PPL |
1 |
1 |
0 |
0,00 |
|
Rede |
1 |
1 |
1 |
0 |
0,00 |
Sem Partido |
1 |
0 |
0,00 |
||
Vaga s. ocupação |
1 |
0 |
0,00 |
COMO SERIA A CÂMARA DOS DEPUTADOS ATUAL SEM AS COLIGAÇÕES |
|||||
PARTIDOS |
ELEITA |
ATUAL |
SEM COLIGAÇÃO |
GANHOS/PERDAS |
% |
PSL |
52 |
53 |
68 |
16 |
30,77 |
PT |
54 |
54 |
66 |
12 |
22,22 |
MDB |
34 |
33 |
36 |
2 |
5,88 |
PSD |
34 |
35 |
36 |
2 |
5,88 |
PR (PL) |
35 |
39 |
33 |
-2 |
-5,71 |
PP |
40 |
39 |
33 |
-7 |
-17,50 |
PSDB |
29 |
33 |
31 |
2 |
6,90 |
PSB |
32 |
31 |
31 |
-1 |
-3,13 |
DEM |
29 |
27 |
27 |
-2 |
-6,90 |
PRB (Republicanos) |
30 |
32 |
27 |
-3 |
-10,00 |
PDT |
28 |
25 |
25 |
-3 |
-10,71 |
Novo |
8 |
8 |
11 |
3 |
37,50 |
PSol |
10 |
9 |
11 |
1 |
10,00 |
Solidariedade |
13 |
14 |
10 |
-3 |
-23,08 |
Avante |
7 |
8 |
9 |
2 |
28,57 |
Pros |
8 |
11 |
9 |
1 |
12,50 |
PSC |
8 |
10 |
8 |
0 |
0,00 |
Podemos |
11 |
10 |
9 |
-2 |
-18,18 |
PTB |
10 |
10 |
6 |
-4 |
-40,00 |
PCdoB |
9 |
8 |
5 |
-4 |
-44,44 |
PHS |
4 |
2 |
4 |
0 |
0,00 |
PV |
4 |
4 |
4 |
0 |
0,00 |
Patriota |
5 |
6 |
4 |
-1 |
-20,00 |
PPS (Cidadania) |
8 |
8 |
3 |
-5 |
-62,50 |
PMN |
2 |
1 |
2 |
0 |
0,00 |
PRP |
4 |
2 |
-2 |
-50,00 |
|
DC |
1 |
1 |
0 |
0,00 |
|
Rede |
1 |
1 |
1 |
0 |
0,00 |
PTC |
2 |
1 |
-1 |
-50,00 |
|
Sem Partido |
1 |
0 |
0,00 |
||
Vaga s. ocupação |
1 |
0 |
0,00 |
||
PPL |
1 |
-1 |
-100,00 |
DISTRIBUIÇÃO DAS CADEIRAS SEGUNDO OS CENÁRIOS PARA CADA ESTADO |
||||
BANCADAS |
ATUAL |
ELEITA |
DISTRITÃO |
SEM COLIGAÇÃO |
ACRE |
||||
MDB |
2 |
2 |
2 |
2 |
DEM |
1 |
1 |
1 |
1 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PDT |
1 |
1 |
||
PT |
1 |
|||
PSDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PCdoB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
|||
PR (PL) |
1 |
1 |
||
PSL |
1 |
1 |
||
ALAGOAS |
||||
PSB |
1 |
1 |
1 |
|
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
2 |
1 |
1 |
|
PDT |
1 |
|||
AMAZONAS |
||||
PT |
1 |
1 |
1 |
2 |
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
1 |
2 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
DEM |
1 |
|||
PSDB |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
1 |
||
AMAPÁ |
||||
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
2 |
PDT |
1 |
1 |
||
PSB |
1 |
1 |
1 |
1 |
Pros |
1 |
1 |
1 |
1 |
Rede |
1 |
1 |
||
Avante |
1 |
1 |
1 |
1 |
PTB |
1 |
1 |
||
DEM |
1 |
|||
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
||
PP |
1 |
1 |
||
PSDB |
1 |
1 |
||
PCdoB |
1 |
1 |
||
BAHIA |
||||
PT |
6 |
8 |
8 |
10 |
PSD |
6 |
4 |
6 |
6 |
DEM |
5 |
4 |
5 |
4 |
PP |
4 |
4 |
4 |
4 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
3 |
2 |
PCdoB |
2 |
2 |
2 |
2 |
PR (PL) |
4 |
2 |
2 |
1 |
PSB |
2 |
2 |
2 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
2 |
1 |
Avante |
2 |
2 |
1 |
3 |
PDT |
2 |
2 |
1 |
2 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
1 |
PPL |
1 |
1 |
||
PHS |
2 |
1 |
||
PRP |
1 |
|||
Pros |
1 |
|||
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
CEARÁ |
||||
Pros |
2 |
2 |
1 |
3 |
DEM |
1 |
1 |
||
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PDT |
5 |
6 |
6 |
7 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
|||
PSB |
1 |
1 |
2 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
3 |
3 |
3 |
3 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
|
PV |
1 |
1 |
1 |
1 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
2 |
1 |
||
Patriota |
1 |
1 |
||
DISTRITO FEDERAL |
||||
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
2 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRP |
1 |
1 |
1 |
|
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PV |
1 |
1 |
1 |
1 |
DEM |
1 |
1 |
1 |
1 |
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
|
Pros |
1 |
|||
PP |
1 |
1 |
||
PSL |
1 |
|||
Podemos |
1 |
|||
ESPÍRITO SANTO |
||||
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
2 |
PSB |
2 |
2 |
1 |
2 |
PP |
1 |
1 |
1 |
|
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
|
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
1 |
1 |
||
DEM |
1 |
1 |
1 |
|
PSB |
1 |
|||
PSD |
1 |
1 |
||
PSC |
1 |
|||
MDB |
1 |
|||
GOIÁS |
||||
DEM |
2 |
2 |
2 |
3 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
2 |
2 |
2 |
2 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
|
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRP |
1 |
1 |
||
PSB |
1 |
1 |
1 |
|
PSC |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
3 |
2 |
MDB |
1 |
|||
PSL |
2 |
2 |
1 |
3 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
|
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
Patriota |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
|
MARANHÃO |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
2 |
2 |
2 |
1 |
Patriota |
1 |
1 |
1 |
|
PCdoB |
1 |
2 |
2 |
2 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
|
PMN |
2 |
1 |
2 |
|
Podemos |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
2 |
PR (PL) |
3 |
2 |
2 |
3 |
PRB (Republicanos) |
2 |
1 |
1 |
|
PSB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
1 |
Pros |
1 |
|||
PSC |
1 |
|||
PSL |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
|||
MINAS GERAIS |
||||
Avante |
3 |
3 |
1 |
4 |
DEM |
1 |
1 |
2 |
1 |
MDB |
4 |
4 |
4 |
4 |
Novo |
2 |
2 |
2 |
3 |
Patriota |
2 |
2 |
2 |
1 |
PDT |
2 |
2 |
2 |
2 |
PHS |
2 |
1 |
2 |
|
Podemos |
1 |
1 |
2 |
1 |
PP |
2 |
4 |
4 |
2 |
PPS (Cidadania) |
1 |
|||
PR (PL) |
1 |
3 |
1 |
2 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
2 |
2 |
Pros |
2 |
2 |
2 |
2 |
PSB |
3 |
3 |
3 |
2 |
PSC |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
3 |
3 |
3 |
3 |
PSDB |
5 |
5 |
7 |
5 |
PSL |
6 |
6 |
3 |
7 |
PSol |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
8 |
7 |
8 |
8 |
PMN |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
|
MATO GROSSO DO SUL |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
|
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
3 |
2 |
3 |
3 |
PSL |
2 |
2 |
2 |
2 |
PDT |
1 |
1 |
||
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
MATO GROSSO |
||||
MDB |
2 |
2 |
1 |
2 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSL |
1 |
1 |
2 |
2 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
|
Pros |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
|
PARÁ |
||||
DEM |
2 |
2 |
2 |
1 |
MDB |
2 |
2 |
2 |
3 |
PPS (Cidadania) |
1 |
|||
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
3 |
3 |
3 |
2 |
PSDB |
2 |
2 |
2 |
3 |
PSol |
1 |
1 |
1 |
2 |
PT |
2 |
2 |
2 |
2 |
PTB |
2 |
2 |
1 |
1 |
PARAÍBA |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
|
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
2 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSB |
1 |
1 |
1 |
2 |
PSDB |
3 |
3 |
3 |
2 |
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
|
PSC |
1 |
|||
PERNAMBUCO |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
Patriota |
1 |
1 |
1 |
2 |
PCdoB |
1 |
1 |
1 |
|
PDT |
2 |
2 |
2 |
1 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
|
PP |
2 |
2 |
2 |
2 |
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
2 |
1 |
Pros |
1 |
|||
PSB |
5 |
5 |
4 |
8 |
PSC |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
2 |
2 |
2 |
3 |
PTB |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PHS |
1 |
|||
Avante |
1 |
|||
Piauí |
||||
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
3 |
2 |
2 |
2 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
2 |
2 |
3 |
4 |
PSB |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
|||
PTC |
1 |
1 |
||
PARANÁ |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
2 |
2 |
2 |
2 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
2 |
2 |
2 |
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
|
PR (PL) |
3 |
3 |
3 |
2 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
1 |
1 |
PROS |
2 |
2 |
2 |
1 |
PSB |
2 |
2 |
2 |
2 |
PSC |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
3 |
4 |
5 |
6 |
PSDB |
1 |
1 |
1 |
|
PSL |
3 |
3 |
2 |
4 |
PT |
3 |
3 |
2 |
3 |
PTB |
1 |
1 |
1 |
|
PV |
1 |
1 |
1 |
1 |
Novo |
1 |
|||
Patriota |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
|||
RIO DE JANEIRO |
||||
DC |
1 |
1 |
1 |
|
DEM |
2 |
4 |
6 |
4 |
MDB |
2 |
3 |
4 |
3 |
Novo |
1 |
1 |
1 |
1 |
PCdoB |
1 |
1 |
1 |
|
PP |
3 |
2 |
3 |
1 |
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
|
PR (PL) |
4 |
2 |
4 |
1 |
PRB (Republicanos) |
2 |
2 |
5 |
3 |
PRP |
1 |
1 |
1 |
|
PSB |
2 |
1 |
1 |
2 |
PSC |
2 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
3 |
3 |
2 |
4 |
PSDB |
1 |
1 |
||
PSL |
12 |
12 |
9 |
13 |
PSol |
3 |
4 |
3 |
4 |
PT |
1 |
1 |
1 |
2 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PHS |
1 |
1 |
||
Avante |
1 |
1 |
1 |
|
Pros |
1 |
1 |
||
PDT |
2 |
2 |
1 |
|
S.Part. |
1 |
|||
Vaga s. ocupação |
1 |
|||
RIO GRANDE DO NORTE |
||||
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
|
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSB |
1 |
1 |
1 |
|
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
2 |
3 |
PTC |
1 |
1 |
1 |
|
Solidariedade |
1 |
|||
PSD |
1 |
|||
Pros |
1 |
|||
PRB (Republicanos) |
1 |
|||
RONDÔNIA |
||||
PSL |
1 |
1 |
2 |
|
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
Podemos |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSB |
1 |
1 |
1 |
|
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
1 |
|
DEM |
1 |
|||
Solidariedade |
1 |
|||
RORAIMA |
||||
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSL |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
1 |
1 |
||
Rede |
1 |
1 |
||
RIO GRANDE DO SUL |
||||
DEM |
1 |
1 |
1 |
|
MDB |
4 |
4 |
4 |
4 |
Novo |
1 |
1 |
1 |
2 |
PDT |
3 |
3 |
3 |
3 |
PP |
4 |
4 |
4 |
3 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSB |
2 |
2 |
1 |
2 |
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSDB |
2 |
2 |
2 |
2 |
PSL |
4 |
3 |
2 |
3 |
PSol |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
5 |
5 |
5 |
5 |
PTB |
2 |
2 |
4 |
2 |
SANTA CATARINA |
||||
MDB |
3 |
3 |
4 |
3 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
PPS (Cidadania) |
1 |
1 |
1 |
|
PR (PL) |
1 |
|||
PRB (Republicanos) |
1 |
1 |
1 |
1 |
PSD |
2 |
2 |
1 |
1 |
PSDB |
1 |
1 |
2 |
1 |
PSL |
4 |
4 |
3 |
5 |
PT |
1 |
1 |
2 |
2 |
Novo |
1 |
1 |
1 |
|
PSB |
1 |
1 |
1 |
|
SERGIPE |
||||
PSD |
1 |
1 |
1 |
1 |
PP |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
2 |
2 |
Patriota |
1 |
|||
PR (PL) |
2 |
1 |
1 |
1 |
PSC |
1 |
1 |
||
PDT |
1 |
1 |
||
SÃO PAULO |
||||
DEM |
5 |
5 |
6 |
4 |
MDB |
2 |
2 |
1 |
2 |
Novo |
3 |
3 |
1 |
3 |
PDT |
1 |
1 |
1 |
1 |
Pode |
2 |
3 |
2 |
2 |
PP |
4 |
4 |
5 |
2 |
PPS (Cidadania) |
2 |
2 |
2 |
1 |
PR (PL) |
7 |
7 |
7 |
7 |
PRB (Republicanos) |
7 |
6 |
6 |
6 |
PSB |
4 |
4 |
5 |
4 |
PSC |
1 |
1 |
1 |
|
PSD |
2 |
2 |
3 |
2 |
PSDB |
7 |
6 |
9 |
6 |
PSL |
9 |
10 |
9 |
17 |
PSol |
3 |
3 |
3 |
3 |
PT |
8 |
8 |
7 |
8 |
PV |
1 |
1 |
1 |
1 |
Solidariedade |
1 |
1 |
1 |
1 |
PCdoB |
1 |
1 |
||
TOCANTINS |
||||
PP |
1 |
|||
Solidariedade |
2 |
2 |
2 |
2 |
DEM |
2 |
2 |
2 |
2 |
PSC |
1 |
1 |
1 |
1 |
PR (PL) |
1 |
1 |
1 |
1 |
MDB |
1 |
1 |
1 |
1 |
PT |
1 |
1 |
1 |
______________________
NOTA
¹ Entenda o voto proporcional, majoritário e quociente eleitoral
O voto proporcional, no Brasil, destina-se à eleição de deputados federais, deputados estaduais e vereadores. Os partidos podem concorrer isoladamente ou em coligação. Em ambos os casos, são somados os votos dados às legendas e aos candidatos para efeito de preenchimento de vagas nas casas legislativas.
O preenchimento de vagas no sistema proporcional, com ou sem coligação, é feito a partir do quociente eleitoral, que é o número de votos indispensáveis para o partido ou coligação garantir vaga na Casa Legislativa. Para descobrir o quociente eleitoral divide-se o número de votos válidos (dados a candidatos e partidos) pelo número de vagas do estado na Câmara Federal, nas assembleias legislativas e nas câmara de vereadores.
Para saber o quociente partidário ou o número inicial de vagas que terá direito o partido ou coligação, divide-se o número de votos válidos pelo quociente eleitoral. O partido ou coligação terá tantas vagas quantas vezes o quociente partidário indicar. As vagas serão preenchidas pelos candidatos mais votados dos partidos ou da coligação.
O número de vagas a ser preenchidas pelos partidos ou coligações, com base no quociente partidário nem sempre é redondo, ou seja, sempre ficam vagas por preencher. Essas vagas são redistribuídas entre os partidos que atingiram o quociente eleitoral pelo sistema de sobras, no qual se considera a maior média.
Para saber quem ficará com a vaga ou vagas objeto de distribuição por sobras, acrescenta-se 1 ao número de vagas a que terá direito o partido ou a coligação e divide-se pelos votos obtidos por estes partidos ou coligação para verificar a maior média, procedendo-se assim sucessivamente até que sejam preenchidas todas as vagas.
Exemplo de cálculo do quociente eleitoral e partidário, extraído do portal do TRE de Minas Gerais, pode ser conferido neste linque: https://www.tre-mg.jus.br/eleicoes/eleicoes-2020/sistema-proporcional-de-votacao. O cálculo tem por base a eleição para vereador, mas os procedimentos são os mesmos para deputado federal ou deputado estadual.
O voto majoritário serve para eleger o presidente da República, os governadores, os prefeitos e senadores. Nesta hipótese não cabe voto em legenda. O eleitor terá que escolher 1 candidato, com o voto uninominal e os mais votados, independentemente do partido, serão os eleitos.
No caso do “distritão” seriam eleitos os mais votados de cada estado, em ordem decrescente, até o limite de vagas de cada estado na Câmara Federal, nas assembleias legislativas ou no município.