José Pereira dos Santos*

Uma das boas criações do sindicalismo brasileiro é o Diap - Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar. A entidade, sediada em Brasília, faz a conexão do sindicalismo com o Congresso Nacional e o governo e orienta o movimento a se posicionar sobre projetos e iniciativas da Câmara e do Senado.

O Diap, ao longo de seus 32 anos, tem feito um trabalho incansável, com resultados efetivos para os trabalhadores. Destaco sua atuação na Assembleia Nacional Constituinte, onde defendeu com muita eficácia a pauta trabalhista. Muitos dos direitos hoje assegurados na Constituição-cidadã são frutos da ação do Diap, junto com o movimento sindical.

No ano passado, o Diap ajudou concretamente o sindicalismo em matérias de impacto, como na questão das terceirizações, da mudança na fórmula do Fator Previdenciário e na garantia do legislado sobre o negociado. Mas seu diretor Antônio Augusto de Queiroz (Toninho) vem alertando para a necessidade de se acompanhar mais de perto projetos do Congresso e iniciativas do governo.

Em suas análises, o Diap mostra que o Congresso Nacional ficou mais conservador, mais ligado ao capital e, portanto, com menos simpatia para os temas trabalhistas. Junto ao Executivo, as condições também pioraram, porque, sem meios de oferecer desonerações fiscais às empresas, o governo acena com a reforma trabalhista. E esse tipo de reforma sempre tenta reduzir custos para o capital por meio de corte em direitos de trabalhadores.

O Brasil vive uma forte crise política e uma grave recessão econômica. Num ambiente assim, os setores conservadores da sociedade tentam impor sua pauta ao governo, ao Congresso e à Nação. O sindicalismo, alerta o Diap, precisa estar atento e ser mais efetivo na relação com os Poderes. Portanto, orienta Antônio Augusto de Queiroz, 2016 precisa ser um ano de forte resistência, muito diálogo e permanente articulação.

Todo o ano, o Diap publica o livro “Os cabeças do Congresso Nacional”, em que relaciona os 100 parlamentares mais influentes na Câmara e no Senado. Nosso companheiro Paulinho, que agora reassume a presidência da Força Sindical, tem sido reconhecido pela publicação como um dos deputados mais efetivos nas matérias de interesse dos trabalhadores.

(*) José Pereira dos Santos, Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Facebook: www.facebook.com/PereiraMetalurgico. Blog: www.pereirametalurgico.blogspot.com.br

Nós apoiamos

Nossos parceiros