Os partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro no Congresso Nacional protocolaram o 64º pedido de impeachment do presidente da República.

lideres oposicao impeachment
Líderes e presidentes de partidos em coletiva na Câmara | Foto: Lula Marques

No documento dirigido ao atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), os partidos de oposição — PT, PCdoB, PDT, PSB, PSol e Rede —, afirmam que Bolsonaro não garantiu o direito da população à saúde, previsto na Constituição.

O pedido afirma ainda que Bolsonaro violou os princípios da dignidade da pessoa humana e da inviolabilidade do direito à vida. Segundo os líderes das siglas, a luta pelo impeachment prosseguirá independentemente de quem for eleito o novo presidente da Câmara, na próxima segunda-feira (1°). Os favoritos na disputa são o bolsonarista Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MDB-SP).

Na terça (26), entidades religiosas também entregaram na Casa pedido de impedimento do presidente da República.

Outros 63 pedidos, por diferentes motivos, já foram apresentados, dos quais 56 estão em análise, segundo dados da Secretaria Geral da Câmara. Os demais 7 foram arquivados ou não aceitos por questões formais, sem que o mérito fosse analisado.

Acesse a íntegra do documento; síntese com os principais argumentos do pedido de afastamento de Bolsonaro

Nós apoiamos

Nossos parceiros