Na disputa para presidência da Câmara PT decide apoiar Baleia Rossi (MDB)
- Detalhes
- Categoria: Notícias
A bancada do PT na Câmara decidiu, nesta segunda-feira (4), que vai apoiar a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Casa. A informação é do líder do PT na Câmara, Ênio Verri (PR). A eleição, com voto secreto, está marcada para 1º de fevereiro.
O partido já havia se reunido na última semana para debater o apoio a Baleia Rossi, mas a decisão não tinha sido tomada. O deputado do MDB já tem apoio de outros partidos de oposição, como PSB, PDT e PCdoB. O PT, no entanto, tem a maior bancada da Câmara, com 52 deputados.
Leia também:
Veja os números por trás da disputada da presidência da Câmara
Para eleger o presidente, em 1º turno, são necessários 257 votos favoráveis (maioria absoluta). Tudo indica que a disputa vai ser decidida em 2 turnos.
Após a decisão, a bancada divulgou nota, assinada pelo líder na Casa e a presidente da legenda, deputada Gleisi Hoffmann (PR).
Segundo o deputado Carlos Zarattini (PT-SP), o PT se reunirá ainda nesta segunda com outros líderes de oposição para informar a decisão da legenda. Em seguida, as siglas lançaram uma formalização em conjunto sobre o apoio.
Baleia é o candidato escolhido pelo bloco capitaneado pelo atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), que tenta emplacar um sucessor. As 11 legendas — PT (52), PSL (36), MDB (34), PSDB (33), PSB (30), DEM (28), PDT (27), PCdoB (9), Cidadania (7), PV (4), e Rede (1) — somam 261 parlamentares, segundo dados atualizados no portal da Câmara.
Como a votação para presidente da Câmara é secreta, pode haver votos divergentes dentro dos partidos.
Candidatura de Arthur Lira
Baleia terá como principal adversário o líder do PP e do “Centrão”, deputado Arthur Lira (AL), que tem o apoio declarado do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
O bloco sob o comando de Lira é composto por 10 partidos: PL (43), PP (40), PSD (35), Republicanos (31), Solidariedade (13), PTB (11), Pros (10), PSC (9), Avante (8) e Patriota (6). Juntas, as siglas reúnem 205 deputados.
Até o momento, o PSol (10) mantém-se na posição de lançar candidatura própria para marcar posição. Deverá, se houver 2º turno, apoiar Baleia Rossi. O partido Novo (8) e o Podemos (10) ainda não se definiram. O primeiro pode apoio Rossi, o segundo, Lira. (Com G1)