Partidos de oposição apresentam proposta alternativa à Reforma Tributária

Share

Partidos de oposição na Câmara dos Deputados apresentaram, na tarde desta terça-feira (8), proposta alternativa à Reforma Tributária em tramitação na Casa (PEC 45/19). Intitulada de Reforma Tributária Justa, Solidária e Sustentável, a emenda substantiva global unitária, conforme fizeram questão de chama-la os líderes partidários, é documento conjunto elaborado pelas bancadas do PSB, PT, PCdoB, PDT, PSol e Rede com 40 especialistas na área. A proposta também teve o apoio dos governadores do Consórcio Nordeste.

reforma tributaria oposicao proposta unitaria
Integrantes dos partidos oposicionistas entregaram proposta a Maia | J. BATISTA | CÂMARA DOS DEPUTADOS | JC

A cerimônia contou com a presença do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Para ele, é importante que o Congresso Nacional esteja unido em torno do debate de uma Reforma Tributária que vise o interesse coletivo.

“É preciso pensar em uma reforma em que se olhe mais os interesses coletivos do que os lobbies e os interesses individuais, que geram muitas distorções, com o aumento da pobreza e das desigualdades no Brasil.”

Presente no evento, a deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA) disse que a Reforma Tributária é importante, mas não deve ser apenas desburocratizante, mas justa, solidária, que não penalize o consumo.

Ela defende que haja taxação de grandes fortunas e rendimentos, pois são temas que interessam ao Brasil, independentemente de ideologia. “Vamos buscar dialogar com diversos partidos”, disse.

Nós apoiamos

Nossos parceiros