Eleições 2018: bancada de parentes cresce no Congresso Nacional

Share

Levantamento preliminar do DIAP identificou crescimento, na Câmara dos Deputados, da chamada “bancada de parentes”. Em 2014, o número de parlamentares com parentesco político era de 113 congressistas. Nas eleições de 2018, o número de parlamentares com vínculos familiares cresceu para 172 deputados. Do total de eleitos, na Câmara, 118 reconquistaram seus mandatos e 54 são novos.

bancada parentesA eleição ou reeleição de parentes reforça a tese de circulação no poder. Em geral, parentes mais próximos como pais, filhos e cônjuges são herdeiros eleitorais uns dos outros e compartilham o mesmo perfil político e ideológico.

A relação de parentesco levou ao Congresso Nacional 2 filhos do presidente eleito, Jair Bolsonaro. Eduardo Bolsonaro foi reeleito para o cargo de deputado federal, sendo o mais votado de São Paulo, recebendo 1.843.735. Seu irmão, saiu do legislativo estadual para ocupar cargo de senador da República pelo Rio de Janeiro. Flávio Bolsonaro (PSL) foi eleito com 4.380.418 votos.

Outros destaques em votações de herdeiros políticos ocorreram em Pernambuco. Nas eleições proporcionais, os primos João Campos (PSB-PE) e Marília Arraes (PT-PE) foram os recordistas de votos no estado.

O primeiro, João Campos, recebeu 460.387 mil votos. Foi proporcionalmente o candidato a depuado federal mais votado do Brasil. Herdou o prestigio político do pai Eduardo Campos, ex-governador, ex-deputado e ex-ministro do governo Lula. Eduardo Campos morreu durante a campanha eleitoral para Presidência da República em 2014, em um acidente com jatinho particular. Eduardo era a principal liderança do partido e herdeiro político de seu avô, Miguel Arraes, e de sua mãe, Ana Arraes, ex-deputada e atual ministra do Tribunal de Contas da União (TCU).

Marilia Arraes recebeu 193.108 votos. Sua candidatura foi conturbada, com negociações entre os dirigentes nacionais do PSB e PT. Sua primeira opção seria concorrer ao Palácio do Campo das Princesas, porém o partido optou em apoiar a candidatura à reeleição de Paulo Câmara do PSB. Com a decisão da cúpula petista, Marília concorreu a vaga de deputada federal, sendo a segunda mais votada no estado.

A Paraíba é o estado com maior número, proporcionalmente, de parlamentares eleitos com laços familiares. Dos 12 deputados eleitos, 10 têm relação de parentesco com outros políticos. No Senado, os 2 estreantes Veneziano do Rêgo (MDB) e Daniela Ribeiro (PP) chegam com ascendência familiar. Completa a bancada no Senado José Maranhão (MDB), com mandato até 2023. Ele também se enquadra nos critérios da bancada de parentes.

Alguns parlamentares já conhecidos pela relação parental não retornarão ao legislativo federal na próxima legislatura. Um exemplo é o ex-ministro e deputado federal, Sarney Filho (PV-MA), que disputou vaga para o Senado, mas não foi eleito. Outro nome de peso político que sai do cenário do legislativo federal é o atual senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB). O senador paraibano tentou a reeleição, porém foi barrado nas urnas. Seu herdeiro político, Pedro Cunha Lima (PSDB-PB), garantiu vaga na Câmara Federal.

O senador José Agripino Maia (DEM-RN) também não retorna ao Legislativo federal. O senador, de família tradicional na política potiguar, tentou vaga de deputado federal, recebendo 64.678 mil votos, que não foram suficientes para assegurar eleição para a Câmara Federal.

Entre os partidos que mais elegeram parentes destaque para PP e PSD, com 18 representantes cada. Seguidos do MDB com 17, PR com 16, PSDB com 13 e DEM e PT com 12 cada. O PSB conta com 11 deputados, PDT e PTB tem 9, e PRB 8. O SD tem 6 e o partido do presidente eleito, o PSL, tem 4 deputados. PCdoB conta com 4 e Pros e PPS com 3 deputados cada. O Pode tem 2, enquanto PSol, PSC, Avante, PTC, PPL, PRP e Patri têm 1 deputado cada.

O número elevado de parentes concorrendo e se elegendo a cargos nos governos, em suas 3 esferas, é uma demonstração de que os partidos, os movimentos sociais e as escolas não investiram em formação política e cívica, capaz de motivar pessoas com vocação para a liderança e o exercício de cargos públicos. Esse déficit de quadros políticos favorece a continuidade da circulação no poder, numa espécie de transferência hereditária do poder entre as famílias.

Registre-se ainda que a relação de parentesco não desqualifica ninguém para concorrer, especialmente se o postulante tiver militância política, experiência ou preparo para o exercício de mandatos. O problema aparece quando o candidato que traz essa relação de parentesco é lançado para manter feudos eleitorais, substituir candidatos com ficha suja ou para evitar que outras forças políticas assumam o poder na unidade da Federação.

O DIAP vem chamando atenção para a necessidade de formação política do cidadão. A título de contribuição, o órgão tem feito publicações no formato de cartilhas para orientar dirigentes de entidades de classe assim como todo o cidadão para o funcionamento da máquina pública e a estrutura de poder que envolve a tomada de decisão.

É necessária uma mudança cultural urgente para que os partidos, em lugar de escolher apenas parentes de políticos ou puxadores de votos, sem qualquer compromisso programático ou ideológico, recrutem pessoas vocacionadas, guiadas por princípios republicanos e comprometidas com o programa, a doutrina e a ideologia dos partidos.

Senado
No Senado Federal, com a renovação nesta eleição, a bancada de parentes reduziu, de 39 para 24 senadores, contando com os possíveis suplentes que podem assumir as vagas e também aqueles que têm seus mandatos até 2023.

Entre os novatos, destaque para Rodrigo Cunha (PSDB-AL), filho da ex-deputada Ceci Cunha, assassinada no estado por adversários políticos. Naquela época, o caso teve grande repercussão. Segundo a Polícia Federal e o MPF, o crime foi planejado por Talvane Albuquerque, que não se confirmou em não ser eleito e acabou como 1º suplente de deputado.

Chega também ao Senado Cid Gomes (PDT-CE). Ex-ministro da Educação no governo Dilma, Cid é irmão do candidato à Presidência da República derrotado no 1º turno, Ciro Gomes (PDT).

Alguns veteranos na política que contam com relação de parentesco retornam ao Senado. É o caso de Jarbas Vasconcelos (MDB-PE), que cumpriu mandato na Câmara Federal. E mais 2 correligionários que foram reeleitos, Renan Calheiros (AL) e Jader Barbalho (PA).

Ente os partidos, o MDB conta com 8 senadores. PSD e PP têm 3 cada; o PTB e o PSDB têm 2 senadores cada. DEM, Pode, PHS, PSB, PDT têm 1 cada. Há ainda 1 senador que faz parte da bancada, mas está sem partido.

DEPUTADOS FEDERAIS

PARLAMENTAR

PARTIDO

UF

MANDATOS

VOTAÇÃO

IDADE

SITUAÇÃO

SITUAÇÃO/REFERÊNCIA - ELEIÇÃO DE 2014

PROFISSÃO

 

Flaviano Melo

MDB

AC

18.723

69

Reeleito

Filho do ex-deputado, Raimundo Hermínio de Melo e irmão do ex-deputado federal Constituinte José de Melo (MDB)

Engenheiro Civil

 

Jéssica Sales

MDB

AC

28.717

38

Reeleita

Filha de Vagner Sales (MDB-AC), prefeito de Cruzeiro do Sul. Sua mãe, Antonia Sales (MDB-AC), foi deputada estadual (2011-2015) e candidata derrotada a vice-governadora na chapa encabeçada por Márcio Bittar (PSDB-AC) nas eleições de 2014

Médica

 

Perpetua Almeida

PCdoB

AC

 

18.374

 

Nova

Casada com Evaldo Magalhães Deputado Estadual

Professora

 

Dra. Vanda Milani

SD

AC

22.219

65

Nova

Ex- cunhada de Hildebrando Pascoal, ex-deputado federal.

Magistrada

 

Isnaldo Bulhões

MDB

AL

71.847

42

Novo

Filho do prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhões.

Deputado estadual/Advogado

 

Arthur Lira

PP

AL

143.858

49

Reeleito

Filho do senador, Benedito de Lira (PP-AL).

Agropecuarista, Bacharel em Direito e Empresário

 

JHC

PSB

AL

178.645

31

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, João Caldas (SD), que alcançou a suplência de deputado estadual nas eleições de 2014.

Empresário

 

Marx Beltrão

PSD

AL

139.458

39

Reeleito

Filho do deputado estadual eleito, João Beltrão (PRTB-AL) e sobrinho do prefeito de Coruripe, Joaquim Beltrão (MDB-AL), ex-deputado federal. É irmão do prefeito de Jequiá da Praia (AL), Marcelo Beltrão (PTB-AL), e do ex-prefeito de Penedo (AL), Marcius Beltrão. Atualmente Ministro do Turismo.

Advogado

 

Nivaldo Albuquerque

PTB

AL

84.956

30

Reeleito

Filho do deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa Antônio Albuquerque.

Deputado Federal

 

Atila Lins

PP

AM

118.700

68

Reeleito

Irmão do deputado estadual, Belarmino Lins (MDB)

Advogado, Bacharel em Economia e Servidor Público

 

Silas Câmara

PRB

AM

117.181

56

Reeleito

Casado com a ex-deputada federal, Antônia Lúcia Câmara (PSC-AC), que alcançou a suplência de deputado federal nas eleições de 2014.

Empresário

 

Vinícius Gurgel

PR

AP

18.818

 

Reeleito

Filho da deputado estadual, Telma Gurgel (PRP) e cunhado da deputada federal eleita, Aline Gurgel (PRB).

Empresário e Contador

 

Aline Gurgel

PRB

AP

16.519

38

Nova

Sogra de Telma Gurgel (PRP), deputada estadual; e cunhada de Vinicius Gurgel (PRP), deputado federal.

Advogada

 

Camilo Capiberibe

PSB

AP

24.987

46

Novo

Filho da atual deputada federal, candidata derrotada ao Senado, Janete Capiberibe.

Engenheiro Agrícola

 

Arthur Maia

DEM

BA

88.908

54

Reeleito

Irmão do ex-prefeito de Bom Jesus da Lapa (BA), Roberto Maia.

Advogado

 

Leur Lomanto Jr

DEM

BA

82.110

42

Novo

Neto do ex-governador da Bahia, Lomanto Jr. e do ex-dep. fed., Leur Lomanto.

Empresário/Bacharel em Turismo e Hotelaria

 

Paulo Azi

DEM

BA

84.090

55

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Jairo Azi.

Administrador de Empresas e Engenheiro Civil

 

Alice Portugal

PCdoB

BA

 

123.595

59

Reeleita

Filha do ex-vereador de São Sebastião do Passé-BA, Adalício Portugal.

Farmacêutica, bioquímica e servidora

 

Félix Mendonça Júnior

PDT

BA

91.913

55

Reeleito

Filho do deputado federal, por seis mandatos, Félix Mendonça, e irmão da vereadora Andréa Mendonça.

Administrador de Empresas

 

Bacelar

PODE

BA

149.274

61

Reeleito

Filho do ex-vereador de Camaçari (BA), Amélio Batista. É irmão do presidente do PTN na Bahia, Maurício Bacelar. É primo do deputado federal reeleito, João Bacelar Filho (PR) e sobrinho do ex-deputado João Carlos Paolilo Bacelar.

Empresário e Bacharel em Administração

 

Cacá Leão

PP

BA

106.592

39

Reeleito

Filho do atual deputado federal e vice-governador eleito, João Leão (PP).

Administrador

 

Cláudio Cajado

PP

BA

104.322

55

Reeleito

Casado com Andréia Xavier Cajado (DEM), ex-prefeita de Dias D'Ávila (BA).

Advogado

 

Mário Negromonte Jr

PP

BA

102.512

38

Reeleito

Filho do ex-deputado federal e atual conselheiro do Tribunal de Contas do Município da Bahia, Mário Negromonte e da prefeita de Glória (BA), Vilma Negromonte (PP-BA).  É ainda neto de Dionízio Pereira, ex-prefeito de Glória, e sobrinho de Adauto Pereira, ex-prefeito de Paulo Afonso (BA).

Advogado

 

Ronaldo Carletto

PP

BA

118.097

58

Reeleito

Filho do ex-prefeito de Itamaraju, Tassizo Carletto (PTB-BA, 2001-2004). Sua mãe, Marizete Carletto (PSL-BA), ficou em segundo lugar na disputa pela Prefeitura de Itamaraju em 2008, mas assumiu o comando do município em 2010, após a cassação da chapa vencedora.

Empresário

 

Uldurico Junior

PPL

BA

66.343

26

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Uldurico Pinto (PHS-BA). O avô materno, José Alencar Furtado, exerceu vários mandatos de deputado federal. É sobrinho do ex-deputado federal, Chico Pinto.

Agricultor

 

João Bacelar

PR

BA

84.684

46

Reeleito

Filho do ex-deputado, João Carlos Paolilo Bacelar, o Jonga, morto em 2009 (então filiado ao PTN). Também é primo do deputado estadual baiano, João Carlos Bacelar (PTN), eleito deputado federal em 2014, e sobrinho do ex-senador pelo MDB, Ruy Bacelar.

Empresário e Engenheiro Civil

 

Antonio Brito

PSD

BA

127.716

49

Reeleito

Filho do vereador, Edvaldo Brito (PTB), ex-prefeito e ex-vice-prefeito de Salvador.

Administrador de Empresas

 

José Nunes

PSD

BA

99.535

68

Reeleito

Casado com ex-prefeita de Euclides da Cunha (BA), Fátima Nunes

Empresário

 

Otto Alencar Filho

PSD

BA

185.428

41

Novo

Filho do senador Otto Alencar (PSD-BA)

Administrador

 

Sérgio Brito

PSD

BA

105.427

57

Reeleito

Filho do ex-deputado, Henrique Brito Filho (PDS) e cunhado do ex-prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro (PP).

Empresário

 

Eduardo Bismarck

PDT

CE

87.009

37

Novo

Filho do ex-prefeito de Aracati, e Secretário de Turismo do Ceará, Bismarck Maia.

Advogado

 

Leônidas Cristino

PDT

CE

102.417

61

Reeleito

Irmão do ex-prefeito de Coreaú (1993-1996), Chico Antonio (PSB).

Engenheiro

 

Mauro Filho

PDT

CE

157.510

59

Novo

Filho do ex-senador, Mauro Benevides.

Economista

 

AJ Albuquerque

PP

CE

132.319

35

Novo

Filho do ex-presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT).

Empresário

 

Dr. Jaziel

PR

CE

65.300

57

Reeleito

Casado com a deputada estadual, Drª. Silvana (PR).

Médico

 

Domingos Neto

PSD

CE

111.154

30

Reeleito

Filho do deputado estadual, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará e ex-vice-governador, Domingos Gomes Aguiar Filho (MDB) e de Patrícia Aguiar (MDB), prefeita de Tauá (CE) e ex-secretária de turismo da capital cearense. É primo do ex-vice-prefeito de Icó (CE), Fabrício Moreira.

Estudante Universitário

 

Roberto Pessoa

PSDB

CE

102.470

75

Novo

Pai do deputado estadual eleito 2018, Fernando Pessoa (PSDB).

Empresário

 

Guimarães

PT

CE

173.039

59

Reeleito

Irmão do ex-deputado federal, José Genoíno (PT-SP).

Advogado

 

José Airton

PT

CE

74.099

61

Reeleito

Irmão de José Edilson da Silva (PSDB), ex-prefeito de Icapuí, é genro da ex-prefeita de Pentecoste, Ivoneide Moura (PT). É tio do ex-vice-prefeito de Icapuí, Heverton Costa Silva e da vereadora do Município, Érika Costa Silva (PSB).

Advogado e Engenheiro civil

 

Luizianne Lins

PT

CE

173.777

49

Reeleito

Ex-mulher de Sérgio Novais (PSB), primeiro suplente do então senador, José Pimentel.

Professora Universitária

 

Pedro Bezerra

PTB

CE

119.030

38

Novo

Filho do ex-deputado federal, Arnon Bezerra.

Sociólogo

 

Genecias Noronha

SD

CE

113.515

55

Reeleito

Sobrinho de Joaquim Noronha, ex-deputado estadual, irmão de Raimundo Noronha, ex-suplente do senador Inácio Arruda (PCdoB). É primo de Joaquim Noronha (PP), Naumi Amorim (PSL), já ocuparam cadeira de deputado estadual, e Nel Noronha, ex-prefeito de Parambu. Sua esposa, Aderlânia Noranha (SD), foi leita deputada estadual.

Empresário

 

Paula Belmonte

PPS

DF

46.069

45

Nova

Casada com o suplente do senador eleito pelo Distrito Federal, atual deputado federal, Izalci Lucas (PSDB).

Empresária

 

Flávia Arruda

PR

DF

121.340

38

Nova

Casada com o ex-deputado, ex-senador e ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda.

Empresária

 

Norma Ayub

DEM

ES

57.156

59

Nova

Irmã do ex-secretário de Finanças, Yamato Ayub Alves.

Servidora Pública

 

Sérgio Vidigal

PDT

ES

73.030

61

Reeleito

Marido da ex-deputada federal, Suely Vidigal (PDT).

Médico

 

Soraya Manato

PSL

ES

57.741

57

Nova

Casado como o então deputado federal, Carlos Manato (PSL), derrotado na eleição para governador do estado.

Médica

 

Flávia Morais

PDT

GO

169.774

49

Reeleita

Casada com George Morais (PDT-GO), ex-prefeito de Santa Bárbara de Goiás, ex-prefeito de Trindade e ex-deputado estadual.

Professora de Educação Física

 

Alcides Rodrigues

PRP

GO

64.941

68

Novo

Pai do prefeito de Santa Helena (GO), João Alberto Rodrigues (PRP).

Médico

 

Rubens Otoni

PT

GO

83.063

62

Reeleito

Irmão do prefeito de Anápolis, Antônio Gomide (PT-GO), candidato derrotado ao governo estadual nas eleições deste ano.

Professor Universitário, Consultor Jurídico e Consultor de Empresas

 

Lucas Vergílio

SD

GO

78.431

31

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Armando Vergílio, que ficou na suplência de deputado estadual na eleição de 2018.

Corretor de Imóveis, Seguros, Títulos e Valores

 

Juscelino Filho

DEM

MA

97.075

34

Reeleito

Filho de Juscelino Rezende, ex-prefeito de Vitorino Freire (MA) e ex-deputado estadual. É sobrinho dos deputados estaduais, Stênio Rezende (PRTB) e Vianey Bringel (PMDB).

Médico

 

João Marcelo

MDB

MA

67.352

45

Reeleito

Filho do ex-governador e atual senador, João Alberto (MDB).

Psicólogo

 

Hildo Rocha

MDB

MA

77.661

58

Reeleito

Irmão de Joni Rocha (PR-MA), vereador de Matões do Norte. Sobrinho de Hilton Rocha (MDB-MA), ex-prefeito de Matões do Norte, Cunhado de Kenia Rocha (PR-MA), vereadora do município. Casado com Mirian Rocha (MDB-MA), candidata derrotada para a prefeitura de Castanhede.

Administrador

 

Júnior Merreca Filho

PATRI

MA

79.674

26

Novo

Filho do ex-deputado, Júnior Merreca (PATRI).

Advogado

 

Rubens Junior

PCdoB

MA

111.584

34

Reeleito

Filho do ex-deputado e ex-prefeito de Matões (MA), Rubens Pereira e Silva e da prefeita de Matões, Suely Torres e Silva (PSB-MA).

Advogado

 

André Fufuca

PP

MA

105.583

29

Reeleito

Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Alto Alegre do Pindaré, Fufuca Dantas (MDB).

Estudante de Medicina

 

Josimar Maranhãozinho

PR

MA

195.768

41

Novo

Casado com a ex-prefeita de Centro do Guilherme, Maria Deusdete Cunha Rodrigues (Detinha).

   

Cleber Verde

PRB

MA

101.806

46

Reeleito

Irmão de Junior Verde (PRB), eleito deputado estadual nas eleições de 2014. Concorreu em 2018 e não se reelegeu.

Servidor Público e Bacharel em Direito

 

Edilázio

PSD

MA

106.576

37

Novo

Genro da desembargadora, Nelma Sarney.

Advogado

 

Pedro Lucas Fernandes

PTB

MA

11.538

39

Novo

Filho do deputado, Pedro Fernandes (PTB-MA) e sobrinho do ex-deputado estadual, Manuel Ribeiro (PTB-MA).

Administrador de Empresas

 

Bilac Pinto

DEM

MG

87.683

55

Reeleito

Filho do ex-deputado, Francisco Bilac Moreira Pinto (ARENA-MG) e neto de Olavo Bilac Pinto, ex-presidente da Câmara dos Deputados e ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

Advogado e Empresário

 

Mauro Lopes

MDB

MG

58.243

82

Reeleito

Pai de Adalclever Lopes, deputado estadual e candidato derrotado ao Governo pelo (MDB).

Empresário e Bacharel em Direito (Policial Rodoviário Federal aposentado)

 

Newton Cardoso Jr

MDB

MG

69.900

39

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Newton Cardoso (MDB), ex-governador de Minas Gerais.

Empresário

 

Dr. Mário Hering

PDT

MG

89.046

64

Reeleito

Primo do ex-prefeito de Manhuaçu, Nailton Hering.

Médico e administrador hospitalar

 

Lincoln Portela

PR

MG

105.731

64

Reeleito

Pai do deputado estadual reeleito, Léo Portela (PR).

Jornalista

 

Lafayette Andrada

PRB

MG

103.090

52

Novo

Filho de ex-deputado, Bonifácio de Andrada, Irmão do ex-prefeito de Barbacena, Toninho Andrada.

Advogado

 

Weliton Prado

PROS

MG

129.199

43

Reeleito

Irmão dos deputados estaduais, Elismar Prado (PT), reeleito em 2014 e Liza Prado (Pros), do vereador de Uberlândia (MG), Ismar Prado (PT) e do ex-vereador, Gilmar Prado (PT). É tio do vereador de Contagem, Paulo Prado (PCdoB).

Bacharel em Filosofia

 

Júlio Delgado

PSB

MG

58.413

52

Reeleito

Filho do candidato derrotado ao governo estadual em 2014, Raimundo Tarcísio Delgado (PSB), ex-deputado e ex-prefeito de Juiz de Fora.

Consultor e Advogado

 

Diego Andrade

PSD

MG

 

105.803

41

Reeleito

É filho do ex-governador e ex-senador, Clésio de Andrade.

Administrador de Empresas

 

Misael Varella

PSD

MG

128.537

59

Reeleito

Filho do deputado federal, Lael Varella (DEM), eleito em 2014, segundo suplente do senador eleito, Antônio Anastasia (PSDB).

Empresário

 

Stefano Aguiar

PSD

MG

115.795

42

Reeleito

É sobrinho do ex-deputado federal, Mário de Oliveira (PSC) e do ex-deputado estadual, Antônio Genaro (PSC), é primo do deputado estadual reeleito, Leandro Genaro (PSB).

Administrador de Empresas

 

Aécio Neves

PSDB

MG

106.702

58

Novo

Filho do ex-deputado, Aécio Cunha e neto do ex-presidente da república, Tancredo Neves e de Tristão da Cunha, ex-Secretário estadual no governo de Juscelino Kubitschek. É primo de segundo grau do vice-governador do Rio, Francisco Dornelles.

Empresário

 

Paulo Abi-Ackel

PSDB

MG

79.797

55

Reeleito

Filho do ex-ministro da Justiça e ex-deputado federal, Ibrahim Abi-Ackel (PP).

Advogado

 

Rodrigo de Castro

PSDB

MG

131.120

47

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Danilo de Castro (PSDB).

Advogado, Administrador de Empresas e Empresário

 

Marcelo Álvaro Antônio

PSL

MG

230.008

44

Reeleito

Filho do ex-deputado federal e estadual, Álvaro Antônio Teixeira Dias (PDT).

Empresário

 

Tereza Cristina

DEM

MS

75.068

64

Reeleito

Bisneta de Pedro Celestino Correa da Costa e neta de Fernando Correra da Costa (UDN), ambos ex-governadores do estado.

Engenheira Agrônoma

 

Fábio Trad

PSD

MS

89.385

49

Novo

Filho do ex-deputado Nelson Trad, irmão do senador eleito e ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad e de Marquinhos Trad, ex-deputado e atual prefeito de Campo Grande.

Advogado

 

Rose Modesto

PSDB

MS

120.901

40

Nova

Irmão do deputado estadual, Rinaldo Modesto (PSDB/MS).

Servidor Público Estadual

 

Vander Loubet

PT

MS

55.970

54

Reeleito

Sobrinho do ex-deputado e candidato derrotado ao senado, Zeca do PT, e primo do senador, Waldemir Moka (MDB).

Bancário e funcionário público

 

Carlos Bezerra

MDB

MT

59.155

77

Reeleito

Casado com a ex-deputada e presidente da EMBRATUR, Teté Bezerra.

Industrial, Advogado, Professor e Empresário

 

Emanuelzinho

PTB

MT

76.781

23

Novo

Filho do Prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).

Empresário

 

Elcione

MDB

PA

165.202

74

Reeleita

Ex-mulher do senador Jader Barbalho (MDB) e mãe do ex-ministro e Governador eleito do Pará, Heldes Barbalho (MDB).

Pedagoga

 

Cristiano Vale

PR

PA

176.812

48

Novo

Filho do ex-deputado, Anivaldo Vale e irmão do vice-governador eleito na chapa de Helder Barbalho (MDB), Lúcio Vale.

Pecuarista

 

Cassio Andrade

PSB

PA

130.768

37

Novo

Filho de ex-senador, ex-deputado estadual e deputado federal Constituinte, Ademir Andrade.

Advogado

 

Joaquim Passarinho

PSD

PA

95.582

57

Reeleito

Sobrinho-neto de Jarbas Passarinho, ex-governador e ex-senador paraense. É sobrinho do ex-deputado estadual e conselheiro do TCM, aposentado, Ronaldo Passarinho.

Arquiteto

 

Eduardo Costa

PTB

PA

75.346

50

Novo

Filho do ex-prefeito de Capanema.

Médico

 

Paulo Bengtson

PTB

PA

96.722

44

Novo

É filho do deputado federal, Josué Bengston (PTB-PA).

Pastor e Veterinário

 

Efraim Filho

DEM

PB

76.089

39

Reeleito

Neto dos ex-deputados estaduais, Inácio Bento de Morais e João Feitosa e filho do ex-senador, Efraim Morais (DEM). Também é primo do atual prefeito de Santa luzia, Ademir Morais (DEM).

Advogado

 

Dr. Damião

PDT

PB

100.876

66

Reeleito

Pai do ex-vereador de Campina Grande e atual secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Paraíba, Renato Feliciano (PDT-BA). É casado com Lígia Feliciano (PDT), eleita vice-governadora na chapa encabeçada por Ricardo Coutinho (PSB), nas eleições de 2014

Empresário, Médico e Radialista

 

Aguinaldo Ribeiro

PP

PB

120.220

49

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Enivaldo Ribeiro e da prefeita de Pilar (PB), Virgínia Velloso (PP); é irmão da deputada estadual reeleita, Daniella Ribieiro (PP) e neto do ex-deputado, Aguinaldo Veloso Borges.

Empresário

 

Wellington Roberto

PR

PB

107.465

59

Reeleito

Pai do deputado estadual reeleito, Caio Roberto (PR).

Empresário

 

Hugo Motta

PRB

PB

92.468

29

Reeleito

Neto do ex-deputado federal, Edvaldo Motta, e da ex-deputada estadual e prefeita de Patos, Francisca Motta (MDB). O pai, Nabor Wanderley, foi prefeito de Patos e candidato a deputado estadual.

Médico

 

Gervázio Maia

PSB

PB

146.860

43

Novo

Filho do ex-deputado, Gervásio Bonavides Mariz Maia e neto do ex-governador da Paraíba, João Agripino Filho.

Advogado

 

Edna Henrique

PSDB

PB

69.935

60

Nova

Casada com o deputado estadual reeleito, João Henrique (PSDB-PB).

Servidora Pública Estadual

 

Pedro Cunha Lima

PSDB

PB

76.754

30

Reeleito

Filho do senador, Cássio Cunha Lima (PSDB-PB).

Advogado

 

Ruy Carneiro

PSDB

PB

61.259

48

Novo

Sobrinho neto do ex-senador, Ruy Carneiro, o do ex-deputado federal Janduhy Carneiro. Ainda com parentesco com o ex-prefeito da Capital e ex-deputado federal, o médico, Antonio Carneiro Arnaud.

Administrador

 

Wilson Santiago

PTB

PB

86.208

61

Novo

Pai do ex-deputado federal, Wilson Filho (PTB), eleito deputado Estadual.

Advogado, servidor público e defensor público

 

Fernando Filho

DEM

PE

92.188

34

Reeleito

Filho do ex-deputado, ex-prefeito de Petrolina (PE) e ex-ministro da Integração Nacional e sanador, Fernando Bezerra Coelho (MDB). É sobrinho-neto do ex-deputado estadual, ex-governador de Pernambuco e ex-senador, Nilo Coelho e do o ex-deputado
federal, Osvaldo Coelho. Também é sobrinho do ex-deputado, Clementino Coelho. É irmão de Miguel Coelho (PSB-PE), deputado estadual.

Administrador de Empresas

 

Renildo Calheiros

PCdoB

PE

57.919

59

Novo

Irmão do senador, Renan Calheiros, tio do governador do Estado e ex-deputado Ranan Filho, Filho do ex-prefeito de Murici Olavo Calheiros Novaes, irmão do deputado estadual eleito, Olavo Calheiros Filho.

Geólogo

 

Wolney Queiroz

PDT

PE

82.592

46

Reeleito

Filho do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Caruaru, José Queiroz (PDT)

Empresário

 

Ricardo Teobaldo

PODE

PE

73.551

53

Reeleito

Filho de José Humberto Cavalcanti, ex-prefeito de Bom Jardim (PE), e sobrinho de Lívio Teobaldo, João Teobaldo e João de Moura Cavalcanti, ex-prefeitos de Limoeiro (PE), Buenos Aires (PE) e Bom Jardim (PE), respectivamente. Irmão de José Arthur, ex-prefeito de Limoeiro, e José Humberto, ex-deputado Estadual.

Empresário

 

Eduardo da Fonte

PP

PE

113.640

46

Reeleito

Ex-genro do ex-governador e ex-deputado, Carlos Wilson (PT).

Empresário

 

Daniel Coelho

PPS

PE

97.745

40

Reeleito

Filho do ex-deputado estadual, João Ramos Coelho.

Empresário

 

Sebastião Oliveira

PR

PE

129.978

50

Reeleito

Filho de Sebastião Oliveira Neto, ex-deputado e ex-presidente do Tribunal de Contas do
Estado, e primo do ex-deputado federal, Inocêncio Oliveira (PR-PE).

Médico

 

Silvio Costa Filho

PRB

PE

109.185

36

Novo

Filho do deputado e candidato derrotado ao Senado Federal, Silvio Costa (AVANTE).

Pedagogo

 

Danilo Cabral

PSB

PE

91.635

51

Reeleito

Filho de Adalberto Farias, ex-deputado estadual e ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Advogado

 

Felipe Carreras

PSB

PE

114.268

43

Reeleito

Irmão do vereador do Recife, Augusto Carreras (PV).

Empresário

 

Gonzaga Patriota

PSB

PE

80.498

72

Reeleito

Irmão de Alvinho Patriota (PV-PE), ex-vereador de Salgueiro. É primo de José Patriota (PSB), atual prefeito de Afogados da Ingazeira, e de Anchieta Patriota (PSB-PE), ex-prefeito de Carnaíba e suplente de deputado estadual.

Empresário

 

João Campos

PSB

PE

460.387

35

Novo

Filho do ex-governador do estado, Eduardo Campos, primo de deputada eleita, Marilia Arraes (PT) e neto da ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes.

Engenheiro

 

André Ferreira

PSC

PE

175.834

 

Novo

Filho do ex-deputado estadual Manoel Ferreira (PR), Irmão do ex-deputado e atual prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PR).

   

Marilia Arraes

PT

PE

193.108

34

Nova

Prima do ex-governador Eduardo Campos, sobrinha da ministra do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes e neta do ex-governador Miguel Arraes.

Advogada

 

Augusto Coutinho

SD

PE

77.817

56

Reeleito

Cunhado do ex-ministro da Educação e deputado Federal, Mendonça Filho (PSDB).

Engenheiro civil

 

Rejane Dias

PT

PI

138.800

46

Nova

Casada com Wellington Dias, governador eleito do Piauí.

Advogada e Administradora

 

Iracema Portela

PP

PI

96.227

52

Reeleita

Casada com o senador reeleito Ciro Nogueira (PP), é filha dos políticos Myriam Portela, ex-deputada e Lucídio Portela, ex-senador e ex-governador do Piauí.

Empresária e professora

 

Margarete Coelho

PP

PI

76.338

57

Nova

Casada com o deputado estadual, Marcelo Coelho (PROS), não foi reeleito nesse pleito.

Servidora Pública Estadual

 

Átila Lira

PSB

PI

54.095

71

Reeleito

Irmão de Jandira Lima, ex-prefeita de São Miguel de Tapuio (PI).

Empresário

 

Júlio Cesar

PSD

PI

110.804

70

Reeleito

Irmão de Georgiano Lima, ex-vereador e ex-prefeito de Guadalupe (PI). Pai de Georgiano Neto (PSD), deputado estadual reeleito.

Advogado, professor e produtor rural.

 

Dra. Marina

PTC

PI

70.828

38

Nova

Casada com ex-prefeito de Novo Horizonte, Marcos Vinícius.

Médica

 

Pedro Lupion

DEM

PR

92.300

35

Novo

Filho do ex-deputado, Abelardo Lupion.

Agropecuarista

 

Sérgio Souza

MDB

PR

94.077

47

Reeleito

Irmão da vice-prefeita de Arapuã, Soeli de Souza (MDB)

Advogado e Empresário

 

Ricardo Barros

PP

PR

80.025

59

Reeleito

Filho do ex-prefeito de Maringá, Silvio Magalhães Barros (MDB) e irmão do também ex-prefeito do município, Silvio Barros (PHS-PR). É casado com a deputada federal, Cida Borghetti (Pros-PR), eleita vice-governadora na chapa encabeçada por Beto Richa (PSDB-PR) nas eleições deste ano. É pai de Maria Victoria (PP-PR), eleita deputada estadual em 2014.

Engenheiro Civil e Empresário

 

Toninho Wandscheer

PROS

PR

72.475

68

Reeleito

Pai do ex-vereador, Alisson Wandscheer (PT-PR), que alcançou a suplência de deputado estadual em 2014.

Empresário - Imobiliário

 

Sandro Alex

PSD

PR

124.512

46

Reeleito

Irmão do ex-deputado estadual e atual prefeito de Ponta Grossa (PR), Marcelo Rangel (PPS).

Empresário e Advogado

 

Felipe Francischini

PSL

PR

241.537

27

Novo

Filho do deputado federal, Delegado Fernando Francischini (PSL-PR).

Advogado

 

Enio Verri

PT

PR

62.169

57

Reeleito

Irmão do vereador de Maringá (PR), Mário Verri (PT).

Economista e Professor Universitário

 

Gleisa Hoffmann

PT

PR

212.513

53

Nova

Casada com o ex-deputado federal e ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Advogada

 

Zeca Dirceu

PT

PR

77.306

40

Reeleito

Filho do ex-deputado federal e ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT).

Empresário

 

Luisa Canziani

PTB

PR

90.249

22

Nova

Filha do ex-deputado federal, Alex Canziani.

Estudante

 

Chiquinho Brazão

Avante

RJ

25.817

56

Novo

Irmão do ex-deputado estadual e conselheiro vitalício do TCE/RJ, Domingos Brazão.

Empresário/comerciante

 

Rodrigo Maia

DEM

RJ

74.232

48

Reeleito

Filho do ex-prefeito da capital fluminense, César Maia (DEM-RJ), candidato derrotado ao senado em 2014 e primo do senador e ex-governador do RN, José Agripino Maia. José Agripino Maia, por sua vez, é pai do deputado federal, João Maia e faz parte de uma tradicional família política do Nordeste.

Bancário

 

Daniela do Waguinho

MDB

RJ

136.286

42

Nova

Casada com o prefeito de Belford Roxo, Waguinho (MDB).

Professora

 

Altineu Cortes

PR

RJ

55.367

50

Reeleito

Neto do ex-vereador e deputado estadual Altineu; sobrinho do ex-deputado federal, José Carlos Coutinho.

Produtor Agropecuário

 

Soraya Santos

PR

RJ

48.328

60

Reeleita

Casa com o ex-deputado federal, Alexandre Santos (MDB).

Advogada

 

Clarissa Garotinho

PROS

RJ

35.131

36

Reeleita

Filha do deputado federal, Anthony Garotinho (PR), ex-governador do RJ, e da prefeita de Campos dos Goytacazes (RJ), Rosinha Garotinho (PR), ex-governadora do RJ.

Jornalista

 

Alexandre Serfiotis

PSD

RJ

37.526

43

Reeleito

Filho do ex-prefeito de Porto Real, Jorge Serfiotis.

Médico

 

Glauber Braga

PSOL

RJ

40.199

36

Reeleito

Filho da ex-prefeita de Nova Friburgo (RJ), Saudade Braga (PSB).

Advogado

 

Aureo

SD

RJ

68.414

39

Reeleito

Primo do deputado estadual, Jorge Moreira Theodoro (PR-RJ)

Empresário

 

Walter Alves

MDB

RN

79.333

38

Reeleito

Neto de Garibaldi Alves (MDB), ex-vice-governador, ex-deputado estadual e primeiro suplente da senadora, Rosalba Ciarlini (DEM). É filho do senador licenciado e atual ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho (MDB). É sobrinho-neto do ex-governador e ex-ministro da integração Regional, Aluízio Alves (MDB). É primo do deputado federal, Henrique Eduardo Alves (MDB), candidato derrotado ao governo estadual nas eleições de 2014.

Empresário

 

João Maia

PR

RN

93.505

65

Novo

Irmão da deputada e senadora eleita, Zenaide Maia (PHS).

Servidor Público

 

Rafael Motta

PSB

RN

82.791

32

Reeleito

Neto do ex-deputado, Clovis Motta e filho do deputado estadual, Ricardo Motta (Pros).

Graduando em Engenharia de Produção

 

Fábio Faria

PSD

RN

70.350

41

Reeleito

Filho do governador do RN, Robinson Faria (PSD).

Empresário

 

Jaqueline Cassol

PP

RO

34.193

44

Nova

Irmã do senador licenciado, Ivo Cassol e filha do atual senador, Reditário Cassol (PP).

Advogada

 

Expedito Netto

PSD

RO

39.953

30

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, ex-senador e ex-governador, Expedito Júnior (PSDB).

Empresário

 

Mariana Carvalho

PSDB

RO

38.776

32

Reeleita

Filha do ex-vereador de Porto Velho, ex-deputado federal, ex-vice-governador de Rondônia, Aparício Carvalho (PSDB).

Médica e Música

 

Édio Lopes

PR

RR

11.952

66

Reeleito

Pai do ex-prefeito de Mucajaí (RR), Elton Lopes (MDB).

Servidor Público

 

Johnathan de Jesus

PRB

RR

13.429

35

Reeleito

Filho do deputado estadual, Mecias de Jesus (PRB).

Empresário

 

Shéridan

PSDB

RR

12.129

34

Reeleita

Foi casada com o ex-governador, José de Anchieta Júnior (PSDB).

Psicóloga

 

Márcio Biolchi

MDB

RS

100.362

39

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Osvaldo Biolchi.

Estudante

 

Covatti Filho

PP

RS

102.063

31

Reeleito

Filho do ex-deputado federal, Vilson Covatti (PP) e da deputada estadual, Silvana Covatti (PP).

Radialista, Empresário e Engenheiro Eletrônico

 

Lucas Redecker

PSDB

RS

114.346

36

Novo

Filho do ex-dep. federal, Júlio Redecker.

Político

 

Marcelo Moraes

PTB

RS

69.904

39

Novo

Filho do deputado, Sérgio Moraes (PTB).

Comerciante

 

Celso Maldaner

MDB

SC

80.086

65

Reeleito

Irmão do senador e ex-governador de Santa Catarina, Casildo Maldaner.

Economista e Empresário

 

Angela Amim

PP

SC

86.189

65

Nova

Casada com o deputado e senador eleito, Espiridião Amin (PP).

Professora

 

Fabio Reis

MDB

SE

64.879

41

Reeleito

Neto de Artur de Oliveira Reis, ex-prefeito de Lagarto (SE) e ex-deputado. É filho do também ex-prefeito de Lagarto e ex-deputado federal Jerônimo Reis. É ainda sobrinho da deputada estadual reeleita, Goretti Reis (DEM-SE).

Empresário

 

Fábio Mitidieri

PSD

SE

102.899

41

Reeleito

Filho do deputado estadual, Luiz Antônio Mitidieri (PSD).

Empresário

 

Alexandre Leite

DEM

SP

116.416

29

Reeleito

Filho de Milton Leite (DEM), vereador de São Paulo, e irmão de Milton Leite Filho (DEM), deputado estadual reeleito.

Empresário

 

Baleia Rossi

MDB

SP

214.042

46

Reeleito

Filho do ex-deputado e ex-ministro da Agricultura, Wagner Rossi (MDB).

Empresário 

 

Herculano Passos

MDB

SP

49.653

62

Reeleito

Casado com a deputada estadual, Rita Passos (PSD-SP). É cunhado do ex-governador de São Paulo Luiz, Antonio Fleury (MDB-SP).

Empresário

 

Fausto Pinato

PP

SP

118.684

41

Reeleito

Irmão do vereador de Fernandópolis, Gustavo Pinato (PPS).

Advogado

 

Ricardo Izar

PP

SP

121.869

50

Reeleito

Filho do ex-deputado federal falecido, Ricardo Izar (PTB).

Economista e Empresário

 

Alex Manente

PPS

SP

127.366

39

Reeleito

Filho do ex-vereador de São Bernardo do Campo (SP), Otávio Manente (morto em 2011).

Empresário

 

Marcio Alvino

PR

SP

135.844

49

Reeleito

Filho de Sebastião Alvino de Souza e Conceição Aparecida Alvino de Souza, foram prefeitos de Guararema.

Administrador e Empresário

 

Paulo Freire Costa

PR

SP

109.461

63

Reeleito

Irmão da vereadora de São Paulo, Marta Costa (PSD), eleita deputada estadual em 2014.

Ministro do Evangelho

 

Celso Russomano

PRB

SP

521.728

62

Reeleito

Neto de Geraldo Russomano, ex-prefeito de Peruíbe.

Bacharel em Direito, Jornalista e Empresário

 

Bruna Furlan

PSDB

SP

126.847

35

Reeleita

Filha do ex-prefeito de Barueri e ex-deputado federal, Rubens Furlan.

Bacharel em Direito e Empresária

 

Vitor Lippi

PSDB

SP

120.529

59

Reeleito

Filho do ex-vice-prefeito de Mairinque (SP), Eno Lippi.

Médico e Empresário

 

Eduardo Bolsonaro

PSL

SP

1.843.735

34

Reeleito

Filho do deputado Federal reeleito, Jair Bolsonaro (PSL). É irmão de Carlos Bolsonaro (PSL), atual vereador do Rio de Janeiro, e Flávio Bolsonaro (PSL), deputado estadual e senador eleito.

Escrivão de Polícia Federal

 

Carlos Zarattini

PT

SP

137.909

59

Reeleito

Filho de Ricardo Zarattini Filho (PT), que assumiu o cargo de deputado federal como suplente em 2004 e 2005.

Economista

 

Nilto Tatto

PT

SP

124.281

55

Reeleito

Irmão do ex-deputado federal, Jilmar
Tatto (PT-SP), do deputado estadual eleito Enio Tatto (PT-SP) e dos vereadores Jair Tatto (PT-SP) e Arselino Tatto (PT-SP).

Administrador

 

Vicentinho Junior

PR

TO

49.868

33

Reeleito

Filho do senador, Vicentinho Alves (SD).

Empresário e Pecuarista

 

Tiago Dimas

SD

TO

71.842

30

Novo

Filho do prefeito de Araguarina, Ronaldo Dimas.

Empresário

 

SENADORES

SENADOR

PARTIDO

UF

REFERÊNCIA

PROFISSÃO

Sérgio Petecão

PSD

AC

Primo do ex-vereador e candidato a deputado estadual Pedrinho Oliveira.

Empresário

Mailza Gomes

PP

AC

Casada com o ex-prefeito de Senador Guiomard, James Gomes. É suplente do senador Gladson Camelli, eleito governador.

 

Fernando Collor de Melo

PTB

AL

Neto do ex-ministro Lindolfo Collor e filho de Arnon de Mello, ex-governador de Alagoas. Seu mandato é até 2023.

Empresário

Renan Calheiros

MDB

AL

Pai do governador do Estado e ex-deputado Ranan Filho, Filho do ex-prefeito de Murici Olavo Calheiros Novaes, irmão do deputado estadual eleito, Olavo Calheiros Filho, e do deputado federal eleito, Renildo Calheiros (PCdoB), que foi prefeito de Olinda.

Advogado e Produtor Rural

Rodrigo Cunha

PSDB

AL

Filho da ex-deputada, Ceci Cunha.

Advogado

Otto Alencar

PSD

BA

Pai do deputado eleito, Otto Alencar Filho (PSD).

 

Cid Gomes

PDT

CE

Irmão do ex-deputado, ex-governador do Ceará, ex-ministro da Integração Nacional e candidato a Presidência da República Ciro Gomes.

Engenheiro civil

Tasso Jereissati

PSDB

CE

Filho do ex-senador, Carlos Jereissati (PTB), morto em 1963. Seu mandato vai até 2023.

Empresário

Reguffe

S. Partido

DF

É neto de Expedito Machado, ex-deputado federal e ministro de Viação e Obras Públicas de João Goulart. Seu mandato vai até 2023.

Economista e Jornalista

Luiz Carlos do Carmo

MDB

GO

Irmão do presidente do PSC no estado, Eurípedes José do Carmo. Suplente do Senador Ronaldo Caiado, eleito Governador do Estado.

Empresário

Jayme Campos

DEM

MT

Casado com Lucimar Sacre de Campos (DEM), atual prefeita de Varzea Grande, irmão do ex-governador do estado, Júlio Campos.

Empresário

Simone Tabet

MDB

MT

É filha do ex-governador de Mato Grosso do Sul e ex-senador, Ramez Tebet, morto em 2006.

Advogada e Professora

Nelsinho Trad

PTB

MS

Filho do ex-deputado, Nelson Trad, irmão do deputado eleito, Fábio Trad (PSD) e de Marquinhos Trad, ex-deputado e atual prefeito de Campo Grande.

Médico

Jader Barbalho (MDB)

MDB

PA

Pai do governado eleito, Elder Barbalho (MDB) e ex-marido da deputada, Elcione Barbalho (MDB).

Advogado e Empresário

Veneziano

PSB

PB

Filho da ex-deputada federal, Nilda Goldim (MDB) e do ex-deputado, Vital do Rêgo e irmão do Ministro do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo Filho.

Advogado

Daniela Ribeiro

PP

PB

É filha do ex-deputado federal pela Paraíba e ex-prefeito de Campina Grande, Enivaldo Ribeiro, e da empresária e ex-prefeita do município paraibano de Pilar, Virgínia Velloso Borges, e é irmã do deputado federal, Aguinaldo Ribeiro.

Pedagoga

José Maranhão

MDB

PB

Casado com a ex-prefeita de Araruna, Wilma Maranhão (MDB).

Empresário

Jarbas Vasconcelos

MDB

PE

Neto de Francisco de Andrade Lima, ex-deputado estadual e ex-prefeito de Nazaré da Mata (PE), cunhado do ex-deputado, João Negromonte e tio do ex-deputado estadual e atual secretário-executivo da Casa Civil do Governador Paulo Câmara, Gustavo Negromonte.

Advogado

Fernando Bezerra Coelho

MDB

PE

Pai do deputado federal reeleito, Fernando Filho (DEM). Seu mandato vai até 2023.

Administrador

Álvaro Dias

PODE

PR

Irmão do ex-senador, Osmar Dias (PDT). Seu mandato vai até 2023.

Agricultor, Radialista e professor

Drª Zenaide Maia

PHS

RN

É casada com o ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, Jaime Calado, é irmã do ex-prefeito de Jardim de Piranhas, Galbê Maia, do ex-deputado federal, João Maia e do deputado distrital, Agaciel Maia. É parente do senador, José Agripino Maia (DEM-RN), do ex-prefeito do Rio, César Maia e dos deputados Felipe Maia (DEM-RN) e Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Médica

Espiridião Amim

PP

SC

Casado com a deputada federal eleita em 2018, Ângela Amim (PP).

Advogado, Professor Universitário e Administrador

Dário Berger

MDB

SC

É irmão do ex-prefeito de São José (SC) e ex-deputado federal, Djalma Berger (PMDB). Seu mandato vai até 2023.

Administrador

Irajá

PSD

TO

Filho da ex-ministra e atual senadora e candidata a vice-presidente, Kátia Abreu (PDT).

Empresário

Nós apoiamos

Nossos parceiros