Lançamento: “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento” no Brasil

Share

A reconfiguração do mercado de trabalho brasileiro entre 2004 e 2014 ocorreu em sintonia com um progressivo, porém incompleto, processo de construção de um novo padrão de desenvolvimento. O significado, os avanços e os obstáculos observados nesse período, diante dos problemas estruturais do mercado de trabalho brasileiro, são objetos de discussão do presente livro.

livro tiago dieese

As reflexões finais sustentam que a superação dos traços herdados do passado e a consolidação de um mercado de trabalho condizente com a nova inserção do país na economia mundial, e com os avanços no campo da cidadania e dos direitos sociais, dependem da sustentação do padrão de desenvolvimento que teve os seus primeiros alicerces fincados na década passada.

Tais reflexões oferecem um contraponto, no momento atual, diante do predomínio de políticas de corte neoliberal no país e do abandono da estratégia de construção de um padrão de desenvolvimento mais inclusivo.

O desenvolvimento desta análise está no livro “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento” e “Administração Política, Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil Contemporâneo”, que vai ser lançado na próxima semana, na Livraria Sebinho, em Brasília.

Os autores são Tiago Oliveira e José Celso Cardoso Jr, que é organizador da obra. Oliveira é mestre e doutor em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração em Economia Social e do Trabalho, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente é técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Cardoso é mestre e doutor pelo IE-Unicamp. Desde 1997 é técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

SERVIÇO:
Lançamento: “Trabalho e Padrão de Desenvolvimento” e “Administração Política, Planejamento Governamental e Gestão Pública no Brasil Contemporâneo”, na Livraria Sebinho

Autores: Tiago Oliveira e José Celso Cardoso Jr.
Editora: Hucitec
Data: 14 de dezembro.
Horário: 19h.
Local: Livraria Sebinho, 406 Bloco C, Asa Norte.
Entrada Franca!

Nós apoiamos

Nossos parceiros