Maior aliado de Temer, PSDB tem 31 dos 46 deputados querendo deixar governo

Share

Levantamento exclusivo do Poder360 mostra que 31 dos 46 deputados do PSDB apoiam desembarque da base de apoio ao governo no Congresso. O partido é o maior aliado de Michel Temer.

temer12mai
O presidente Michel Temer (PMDB). Foto: Sérgio Lima/Poder360 - 12.mai.2017

Apenas dez tucanos da Câmara são a favor de manter o PSDB apoiando o Planalto. Outros cinco ainda estão indecisos. No Poder 360. Eis o quadro com a posição de cada um:

Tabela PSDB DESEMBARQUE

O Poder360 falou diretamente com a maioria dos deputados do PSDB. Alguns não quiseram se pronunciar ou deram respostas dissimuladas. Em público, escondem a opinião, por 2 motivos:

1) temem uma retaliação do governo;

2) ainda pretendem negociar uma maior presença na administração federal neste momento de fragilidade do Planalto.

Como muitos tucanos omitem em público quais são suas posições verdadeiras, o Poder360 falou em reserva com dirigentes do PSDB. Fez um cruzamento de como os deputados da legenda se posicionam em público e como se manifestam, de fato, em privado.

Segundo a apuração do Poder360, a tabela acima é a expressão de como cada deputado tucano tem se posicionado a respeito de o PSDB deixar ou não o governo de Michel Temer.

A decisão de desembarque, entretanto, não depende apenas da bancada do PSDB na Câmara. Também serão levadas em consideração as opiniões dos 11 senadores, seis governadores e dos vários prefeitos da sigla.

Se depender do diretório do partido no Rio de Janeiro esse desembarque não demora muito. Em nota oficial, o partido carioca pede a saída dos ministros tucanos do governo, a renúncia de Temer ou o seu impedimento.

Nós apoiamos

Nossos parceiros