Dieese elabora nota técnica sobre importância da organização sindical dos trabalhadores

Share

No Brasil, os sindicatos são atores sociais que reivindicam e organizam a classe trabalhadora no contexto de uma democracia representativa e também participativa, como previsto na Constituição Federal de 1988.

Os sindicatos são organizações de representação dos interesses dos sempre desigual e reconhecidamente conflituosa, entre capital e trabalho. Nascem na primeira metade do século 19 como reação às precárias condições de trabalho e remuneração a que estão submetidos os trabalhadores no capitalismo.

Ao final do século 19, os sindicatos obtiveram reconhecimento institucional nos principais países industrializados. Desde então, têm exercido papel fundamental na organização da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade mais justa e democrática, pressionando pela ampliação dos limites dos direitos individuais e coletivos ainda hoje estreitos em muitos países, entre os quais o Brasil.

Leia íntegra da nota técnica

Para que serve e o que faz o movimento sindical
Cartilha DiapCom vistas à também contribuir com a educação política da sociedade brasileira, o DIAP editou a cartilha, com perguntas e respostas, Para que serve e o que faz o movimento sindical.

A publicação tem o objetivo de estimular ações de cidadania e despertar os trabalhadores para a importância da militância sindical, chamando atenção para o papel dos sindicatos na construção de consciência da classe trabalhadora e, em consequência, na organização e fortalecimento das bases sociais da democracia.

Nós apoiamos

Nossos parceiros